Unha-de-gato (Ficus pumila = Ficus repens)




Unha de Gato, Falsa Hera, Hera Miúda

Pode ser utilizada como cobertura vegetal, em vasos de interior, ou como trepadeira de exterior. Utilizada como trepadeira agarra-se fortemente a qualquer superfície, podendo cobrir um muro ou uma parede em pouco tempo.
Além da forma tradicional, de folha totalmente verde, existe a variedade com folha de rebordo branco (‘white sunny’) que no entanto não apresenta a mesma rusticidade.
A seiva pode causar irritações cutâneas.

FAMÍLIA
Moráceas


ORIGEM
China, Vietname, Japão (Ásia)

LUZ
Tolera a sombra e a luz solar directa excepto os períodos do dia de sol mais intenso.

TEMPERATURA E HUMIDADE
Desenvolve-se mais rapidamente em ambientes quentes e húmidos mas tolera bem o frio do Inverno.

REGA
Moderada. Manter a terra húmida mas não molhada quando jovem.

SOBREVIVÊNCIA
Apesar de extremamente rústica, quando funciona como trepadeira não deve ser utilizada em jardins de baixa manutenção. Sem as podas periódicas, várias vezes ao ano, amadurece, torna-se lenhosa e agride o suporte a que se agarra, o que pode ser destrutivo para alguns materiais de uma casa.
Fornecer ferro duas vezes por ano. Fertilizar na Primavera / Verão.

Fonte: Guia Plantando Flores

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

5 comentários:

Robson disse...

Olá Sônia !

Vc sabe dizer como se faz a poda para que as folhas permaneçam sempre miudas??

Anônimo disse...

Tenho a Ficus pumila no muro de casa e fazendo o conserto de um vazamento de cano d'água encontrei uma raiz há mais ou menos 6 metros de distãncia de onde ela está plantada. Essa raiz pode ser dela?

Sonia Oliveira disse...

Olá Boa noite!

O plantio da Unha-de-gato deve ser empregada com cautela, pois suas folhas e raizes têm crescimento acelerado, além de ser pesada quando adulta, sobretudo, se for mal podada, gerando carga excessiva sobre o muro ou a parede, que poderá sofrer fissuras e até desabar. É bem possível que essa raiz encontrada seja da planta.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços,

Maria da Penha disse...

Boa tarde Sonya, eu estou com uma dúvida sobre a unha de gato, quero plantar em vasos pra que ela possa subir na parade e posteriormente num telhado coberto com telhas brasilit gostoria de um telhado verde seria possivel está é minha dúvida com o tempo ela não quebraria as telhas?

Sonia Oliveira disse...

Olá Maria da Penha, tudo bem??
Então, você pode plantar sim, mas eu sugiro que plante num vaso largo. Plante-a no vaso e deixe pelo menos um mês na sombra, para que ela enraíze bem. Se deixai a unha-de-gato direto no sol, plantada ou não no vaso, ela não irá enraizar com eficiência. Regue diariamente, mas moderadamente, para ajudar no estabelecimento da planta.

Siga o que te falei, com relação principalmente a questão de sombra, e logo depois de um mês ela já começará a crescer. Vagarosamente e quase imperceptível, mas crescerá.

Abraços.