A variedade 'nigra' é uma rara seleção desta espécie que possui uma ampla gama de cores, porém a cor negra nunca surgiu no habitat natural, sendo necessários muitos trabalhos de cruzamento para tal. As flores são quase pretas, como nunca visto em outra flor.
É uma planta bianual, floresce na primavera e verão em 2 ou 3 meses após o plantio das sementes. Depois de 2 anos a planta perde seu vigor, no entanto já terá produzido sementes suficientes para dar origem a novos exemplares. Em áreas de solo fértil e clima ameno é comum a planta se naturalizar.
NOMES POPULARES: Malva da Índia Negra, Alteia Negra, Malva Isabela, Rosa de Jericó Negra, Malvarisco Negro, Quiabo de jardim.
ALTURA MÉDIA: 0,5 a 1,5 metro
ORIGEM: Não se sabe ao certo, provavelmente Ásia.
PROPRIEDADES MEDICINAIS: anti-rugas, calmante, emoliente e resolutiva dos humores, desinflamatório, expectorante, hidratante do cabelo, refrescante da pele. Utilizam-se as flores (não deve-se utilizar flores de outras variedade que não a negra), folhas e raízes.
GERMINAÇÃO:
São fácies de germinar. Bastando serem colocadas em solo úmido a 0,5cm de profundidade.
Podem ser semeadas em qualquer época do ano. Porém as ideias são:
- Região sul e áreas frias do sudeste: setembro a dezembro
- Demais áreas: maio a outubro
CULTIVO:
Solo: Prefere solos férteis, ricos em matéria orgânica ou bem estercados.
Regas: Exigente em água, a menor falta de água causa rápida murcha da folhagem.
Luminosidade: Sol pleno
CLIMA: Esta espécie é exigente em temperaturas amenas, recomenda-se o plantio na região sul e áreas de altitude no restante do Brasil. Em clima quente exigirá maior quantidade de regas e/ou plantio à meia-sombra.
Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?
2 comentários:
Olá! Parabéns pelo blog ,é lindo!!! Gostaria de saber aonde posso encontrar as sementes ou mudas da malva negra em Porto Alegre...
Gostaria de saber qual o espaçamento correto para planta-las. Obrigada
Postar um comentário