Malva rosa

A Malva da Índia (Alcea rosea) é uma espécie amplamente distribuída por todo mundo e naturalizada em muitos lugares, cresce naturalmente no mediterrâneo e na China.

A variedade 'nigra' é uma rara seleção desta espécie que possui uma ampla gama de cores, porém a cor negra nunca surgiu no habitat natural, sendo necessários muitos trabalhos de cruzamento para tal. As flores são quase pretas, como nunca visto em outra flor.

É uma planta bianual, floresce na primavera e verão em 2 ou 3 meses após o plantio das sementes. Depois de 2 anos a planta perde seu vigor, no entanto já terá produzido sementes suficientes para dar origem a novos exemplares. Em áreas de solo fértil e clima ameno é comum a planta se naturalizar.

NOMES POPULARES: Malva da Índia Negra, Alteia Negra, Malva Isabela, Rosa de Jericó Negra, Malvarisco Negro, Quiabo de jardim.
ALTURA MÉDIA: 0,5 a 1,5 metro


ORIGEM: Não se sabe ao certo, provavelmente Ásia.


PROPRIEDADES MEDICINAIS: anti-rugas, calmante, emoliente e resolutiva dos humores, desinflamatório, expectorante, hidratante do cabelo, refrescante da pele. Utilizam-se as flores (não deve-se utilizar flores de outras variedade que não a negra), folhas e raízes.

GERMINAÇÃO:
São fácies de germinar. Bastando serem colocadas em solo úmido a 0,5cm de profundidade.
Podem ser semeadas em qualquer época do ano. Porém as ideias são:

- Região sul e áreas frias do sudeste: setembro a dezembro
- Demais áreas: maio a outubro

CULTIVO:
Solo:
Prefere solos férteis, ricos em matéria orgânica ou bem estercados.
Regas: Exigente em água, a menor falta de água causa rápida murcha da folhagem.
Luminosidade: Sol pleno

CLIMA: Esta espécie é exigente em temperaturas amenas, recomenda-se o plantio na região sul e áreas de altitude no restante do Brasil. Em clima quente exigirá maior quantidade de regas e/ou plantio à meia-sombra.


Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

2 comentários:

Aula de FLE disse...

Olá! Parabéns pelo blog ,é lindo!!! Gostaria de saber aonde posso encontrar as sementes ou mudas da malva negra em Porto Alegre...

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual o espaçamento correto para planta-las. Obrigada