Cuidados com as flores, dentro de casa

As flores dentro de casa podem ter uma vida três vezes mais longa do que a habitual. Bastam pequenos cuidados. As dicas foram dadas pelo Marcelo, que é agrônomo. A primeira, vale para todas as flores: na hora da compra, confira se há botões fechados. Quanto mais botão fechado, mais tempo vão durar na sua casa e mais flores vão abrir. Compre apenas com algumas abertas. Se a flor for uma Gérbera ou Margarida, veja se ela está fresquinha pelo miolo. Quanto mais aberto o miolo, mas velha é a flor; quanto mais escuro, mais jovem é a flor. Verifique a origem da planta na embalagem. Uma flor sem informação nenhuma na embalagem, é sinal de que é de segunda. Não tem telefone para reclamar e não tem o dia que foi colhida.

Preste atenção nos cuidados específicos para flores de corte: a haste deve ser cortada na diagonal antes de ser colocada na água. Toda vez que trocar a água corte mais um pedacinho da haste, lave o vaso com detergente, coloque água limpa e ponha a flor de volta. Para não juntar bactéria repita essa operação a cada dois dias. Para as flores que tem muitas folhas não se esqueça: corte as folhas que ficam embaixo para que não apodreçam na água porque tem muita bactéria. Não é preciso encher de água. A colocação de dois dedos de água e a troca a cada dois dias é suficiente. Não coloque analgésico, açúcar ou água sanitária para que as flores durem mais. Se você colocar água sanitária na dose errada, pode matar a planta por intoxicação.

Agora as dicas para quem gosta de cultivar flores em vasos:
- Tire sempre as pétalas que estão com aspecto envelhecido. Se a flor for retirada você poupa o resto da planta. Se você deixar a flor ruim, o processo de apodrecimento será acelerado.
- Regue a Violeta direto na terra sem molhar a folha ou a flor e faça isso somente quando ela estiver seca. A água no pratinho tem que ser jogada fora. A água do pratinho afoga a raiz, que vai apodrecer e matar a planta.
- Para a Bromélia, há um truque para ela florescer bem rápido: coloque no miolo das folhas, cascas de frutas como laranja ou banana, durante três semanas. Depois de uns quatro meses vai ter flor. Se não fizer isso, tem que esperar um ano para dar flor de novo.
Com certeza quem gosta de plantas para dar mais vida à casa vai aproveitar bem essas dicas. As flores ficarão mais bonitas, saudáveis e durarão mais.

Fonte: Revista Plantas, Flores e Jardins

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: