Planta mosaico - (tonia verschaffeltii)


Nome científico: Fitonia verschaffeltii
Nome popular: Planta-mosaico.

Planta originária da América do Sul, Peru, da família Acanthaceae.
É uma planta rasteira que chega a ter 15 cm de altura e suas folhas entre 5 a 10 cm. De comprimento.

Suas flores são insignificantes, a beleza da planta está em suas folhas bastante ornamentais, na cor verde com nervuras brancas ou avermelhadas.

Pode ser cultivada em vasos ou como forração de canteiros em locais à sombra. O solo deve ser rico em material orgânico, bem drenado e mantido úmido sem encharcamento.. Prefere clima quente e úmido e necessita de proteção contra ventos.

Sua propagação pode ser feita em qualquer época do ano, mas de preferência após o florescimento, por estacas de galhos já enraizados.

É uma planta de crescimento lento e se desenvolvem melhor em locais com bastante calor e umidade.






Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

4 comentários:

Anônimo disse...

oi gostaria de receber informações para criar um mosaico, eu tenho um mas ele esta morrendo nao sei por qual motivo se é o frui que esta fazendo isso, pois li que ele é de temperaturas quentes e aqui no oeste de santa catarina é frui se puder me passa informações fico grata meu email é ka_ariotti@hotmail.com obrigada....

Pedro Maverick disse...

O meu acabou morrendo por excesso de adubação e pela aplicação de um inseticida para eliminar a mosca-branca. A planta não suportou o excesso dessas substâncias e acabou por morrer. Removi toda a terra, fiz um novo substrato e plantei alguma ramas da planta que já está brotando, envolvida em um saco para simular uma estufa. Essa planta não gosta de calor intenso, muito vento e o solo deve estar sempre úmido!

LEO disse...

Por favor, essa planta deve ser cultivada à meia sombra ou não pode pegar sol?

Sonia Oliveira disse...

Olá Leo, boa tarde!

A Fitonia precisa de bastante luz, mas não suporta luz do sol direto (principalmente das 10 h às 17 h), portanto deve ser cultivada a meia-sombra.

Elas se desenvolvem melhor em locais com bastante calor e umidade.

Abraços,