Lágrima-de-Cristo (Clerodendrum thomsonae )

Lágrima-de-cristo, clerodendro-trepador, Clerodendrum thomsonae da família das verbenáceas


Origem: África.


Porte: trepadeira de até 4 metros, flores: primavera e verão


Propagação: por estaquia da ponta de ramos (futuro.usp.br)


Esta trepadeira prefere o clima tropical e sol pleno, florescendo na primavera e verão. A Lágrima-de-Cristo (Clerodendron thomsonae) é uma espécie de trepadeira semi-herbácea, originária da África Ocidental. É uma planta de folhas brilhantes e verdes escuras, em formato ovais e que cresce no máximo 4 m de altura. As flores, produzidas na primavera e verão, se formam na ponta dos ramos e são compostas pelo cálice branco ou amarelado e pela corola tubular na cor vermelha. A espécie prefere um clima tropical e subtropical, sendo muito sensível à geada. A ramagem necessita de suporte para a ascensão da planta e é apropriada para guarnecer grades e cercas. A sua multiplicação é feita através de estacas ou por sementes.São necessários alguns Cuidados básicos quanto à rega, adubação e luz. A Lágrima-de-Cristo gosta de sol pleno e pode receber de três a quatro de sol por dia. Quanto à rega, deve ser, olhada generosamente no grão e menos no inverno. A adubação pode ser feita de dois em dois meses, com torta de Mamona ou farinha de osso.


Curiosidade: esta planta necessita de poda de limpeza, quando devem ser retirados seus galhos secos, mal formados ou doentes, para evitar que ela perca sua força e viço.

Fonte: Revista Paisagismo e Jardinagem



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho lágrima de cristo em vaso, está a coisa mais linda do mundo

Anônimo disse...

se você tem dúvidas em ter a planta lágrima de cristo em vaso pode plantar que da certo

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER ONDE CONSIGO MUDAS PAra comprar?
se pudar me indice meu ndereço é:
marcos.calegario@hotmail.com

Unknown disse...

Oi Bom dia!
Tenho lagrimas de cristo em vaso, mas só cresce e não flori, oque fazer?
Obrigada
Abraços.
Regina

Sonia Oliveira disse...

Olá Bom dia !!

A Lágrima-de-cristo tem um bom desenvolvimento muito bem em vasos, mas necessita de sol pleno, pelo menos de três a quatro de sol por dia, pois necessita de sol para melhor crescimento e floração.
Procure fazer uma adubação com um composto orgânico animal e vegetal, farinha de ossos misturados e adubo granulado NPK 10-10-10, agora no Outono para que na Primavera as flores apareçam.

Abraços.