Pó marrom em Chifres-de-veado

Esse pó marrom que aparece nas pontas do Chifre-de-Veado, como na foto abaixo, são chamados de soros. Os soros são conjuntos de esporângios ou gametângios de pteridófitas, que se localizam na face abaxial das frondes (face inferior das folhas). Traduzindo: O chifre-de-veado está se reproduzindo. Cada grânulo do pó marrom é um esporo. Estes esporos tem o mesmo objetivo que as sementes das plantas mais evoluídas (gimnospermas e angiospermas). Eles são originados de divisões meióticas e se encontrarem condições adequadas, germinarão, dando origem aos gametófitos da espécie chifre-de-veado.


Os gametófitos são plantas muito pequenas que podem se reproduzir sexualmente, originando gametas masculinos e femininos que se conjugam formando zigotos. Ao contrário dos esporos, os zigotos originarão chifres-de-veado como os conhecemos (fase de esporófito). Isso se chama alternância de gerações, e esta é a forma que samambaias, avencas e chifres-de-veados encontraram para se reproduzir com variabilidade genética.

Quando o chifre-de-veado forma soros, é sinal de boa saúde. Da mesma forma que as outras plantas só florescem quando estão bem. Comemore se aparecerem os soros! É sinal que você está cuidando bem da sua planta.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

4 comentários:

Unknown disse...

ola tudo bem sou Angela moro em portugal eu tenho uma planta dessa ja faz 8 anos só que agora ela ta murcha eu andei mexendo na terra dela coloquei areia nova porque so tinha umas cascas achei que tava com falta de terra e coloquei mas ela ficou feia nao nase mais folhas e ta muito caida como se tivese triste nao quero perder essa flor aqui em portugal ja nao ha oque eu podia fazer obrigada

Nilza disse...

Olá,
Eu não sabia que essas manchass eram "sementes". Meu chifre-de-veado está muito lindo e achava que ele estava com algum tipo de praga. Realmente, ele está se reproduzindo de forma mt rápida.
Obrigada pelo post, pois assim pude ver que minha planta está mt saudável.
Grande abraço
Nilza

Anônimo disse...

ainda bem que li estas orientações...minha planta esta com as pontas tomadas destes veludo marron...cheguei a cortar algumas pontas com a tesoura..pensando se tratar de praga...mas agora estou mais aliviado por saber que minha planta esta muito saudável....Obrigado ..........

Sonia Oliveira disse...

Pedro, será que vc pode me mandar uma foto dessa planta?

Pode enviar para o e-mail sonya_neves@hotmail.com, ok??

Abraços.