Xaxim - Dicksonia sellowiana

Nome Científico: Dicksonia sellowiana
Sinonímia: Dicksonia gigantea, Balantium karstenianum, Dicksonia lobulata, Dicksonia karsteniana
Nome Popular: Xaxim, samambaiaçu, samambaiaçu-imperial, feto-arborescente
Família: Dicksoniaceae
Divisão: Pteridophyta
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

A Dicksonia sellowiana é uma planta de tronco fibroso e espesso de onde é extraído o xaxim, suas folhas são bastante grandes e surgem no topo do tronco é resistente ao frio e apresenta crescimento muito lento, levando até 100 anos para crescer 1 metro isso em situação favorável, local sombrio e úmido, o xaxim é uma planta grande, chegando a atingir 4 metros de altura. Nativa da Mata Atlântica tem com área de maior ocorrência as Florestas de Araucárias, nos estados do sul do país. É uma planta muito primitiva, não produz flores nem frutos, assemelha-se a uma palmeira.
Além de sua beleza singular, serve de suporte e substrato para as mais diversas plantas epífitas, como orquídeas, bromélias e outras samambaias.
O xaxim encontra-se, desde 1992, na “Lista Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção” (Ibama), em razão da sua intensa exploração comercial destinada à jardinagem e floricultura..
As fotos a seguir foram tiradas por mim em um sítio que pertence a minha família no Rio Grande do Sul, onde ainda podem ser encontradas plantas enormes e me orgulho em dizer, preservadas.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Um comentário:

Oficina trapus e trekus artes disse...

Olá, viajando na net encontrei seu blog,e necessito de um esclarecimento tenho em meu quintal um pé de Butiá na qual cresceu em seu caule uma planta semelhante ao xaxim,como o da foto acima,e como sei que está em extinção,gostaria de sua ajuda para tentar transplanta-la se é possível.Grata meu e-mail é ingridtiepner@gmail.com