Sálvia - (Salvia officinalis - Lamiaceae)


Planta semi-arbustiva, que atinge cerca de 80 cm de altura, bastante ramificada.

Suas folhas, de coloração verde acinzentada, aproximam-se das da hortelã, sendo, no entanto, bem mais compridas do que estas. De superfície rugosa, possuem um pecíolo mais ou menos longo que as une ao caule.

As flores da sálvia podem ser violáceas, azuis, róseas ou brancas, surgindo em inflorescência na forma de espiga, nas porções terminais dos ramos. São melíferas e muito procuradas pelas abelhas.

Toda a planta exala um agradável odor característico. Pela sua aparência vistosa e decorativa, a sálvia também é utilizada como ornamental.

O cultivo da sálvia deve ser conduzido em solos com bom teor de umidade, mas bem drenados. A planta ressente-se com facilidade da falta de água. Por outro lado, não deve ser privada da iluminação direta do sol, pelo menos durante uma parte do dia, podendo ser conduzida à meia-sombra. Em locais muito sombreados a planta tende ao estiolamento.

A sálvia, a partir de seu ramo central, emite diversas ramificações que podem ser utilizadas para sua multiplicação por estaquia, desde que conduzida com bastante cuidado, com umidade constante e sombra para as mudinhas.

Mais recomendável porém, é sua multiplicação por sementes, que produzem mudinhas robustas, quando comparadas a outras plantas da mesma família (Labiadas). A semeadura em sementeira não necessita da operação de desbaste e o transplante pode ser efetuado com cerca de 6 semanas para o vaso e 8 semanas para o canteiro.

Após o transplante, as mudinhas respondem bem à incorporação de matéria orgânica ao solo, apresentando então um bom desenvolvimento de folhas.

Colhem-se as folhas da sálvia logo no início da floração da planta, devendo-se fazê-lo nos horários mais frescos do dia.

As folhas secas à sombra em local ventilado, podem ser armazenadas em potes de vidro bem fechados.

A sálvia tem sido considerada por possui propriedades anti-sudorífica, antiinflamatória, desinfetante, emenagoga e anti-depressiva. Além, obviamente de ser um dos mais conhecidos temperos na culinária.

Um bom macerado anti-depressivo pode ser feito com 7 colheres-de-sopa de folhas de sálvia em uma garrafa de vinho branco de qualidade. Após uma semana de maceração, deve-se coar e retornar para a garrafa original, fechando-se com rolha. Utiliza-se um cálice, três vezes por dia.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: