Como multiplicar as plantas através das sementes

Essa é a técnica mais conhecida, muitas vezes banalizada por sua simplicidade na maioria dos casos.

As sementes podem ser semeadas ao ar livre, à meia-sombra ou sob proteção de telhados e estufas, em canteiros, em caixas, em bandejas ou vasos. Devemos analisar qual é o método mais adequado para a planta em questão e qual é a estrutura disponível para realizarmos a semeadura.

De um modo geral, as plantas ornamentais são semeadas em sulcos rasos, cobrindo as sementes com terra fofa ou pó de serragem.

Os diferentes métodos de semeadura das plantas ornamentais são muito semelhantes aos das hortaliças.

Semeando em bandejas

Caso seja necessária a semeadura em bandejas, siga os passos do ítem baixo

Obtendo bandejas

As bandejas de isopor podem ser encontradas em casas agrícolas. Mas há um custo, o número de células (divisões) é normalmente só acima de cem, além de às vezes, não ser tão fácil encontrá-las à venda para uso doméstico, só para produções comerciais. Mas, aqui nós te mostramos alternativas simples que levam o custo para quase zero. Para aprender como fazer uma bandeja alternativa.

Profundidade da semente
Verifiquem agora, a profundidade que a semente deve ficar, o que fica escrito na embalagem das sementes, Esta medida deve ser seguida com mais cuidado, já que determina se a semente irá ou não brotar. Caso a semente fique funda demais, a muda não consegue emergir do solo. Caso seja colocada muito rasa, a planta pode ficar mal-fixada e tombar.

Semeando
Atenção, essa etapa é muito importante e deve ser feita com cautela. A semeadura fica melhor se feita com o solo pouco úmido, não muito seco, muito menos molhado. É melhor colocarmos sempre um pouco de sementes a mais em cada espaço.

Para sementes maiores, cave uma linha de acordo com a produndidade recomendada. Coloque as sementes com o espaço desejado, e cubra o local devolvendo o solo cuidadosamente.

Para sementes pequenas, um truque é separar um pouco de solo, o suficiente para cobrir as sementes. Quebre os torrões que houverem, deixando o solo retirado como um pó leve. Coloque as sementes cuidadosamente sobre o solo, na quantidade e espaço desejados. Coloque uma fina camada do solo refinado sobre as sementes.

Obs: normalmente, não são todas as sementes plantadas que germinam. Para não ficarem espaços vazios, é recomendado que sejam colocadas mais de uma semente em cada espaço, para que retiremos a que estiver pior. Essa seleção das melhores plantas, chama-se "desbaste".


Semeie na profundidade recomendada, cobrindo com terra fofa

Regar levemente a bandeja
Para terminar a semeadura, a rega é essencial. Mas lembrem-se, nos primeiros dias devemos regar bem, mas com uma lâmina bem fina de água, nunca jogando jatos de água, pois a terra nessas bandejas seca muito rápido. Mas não devemos encharcar demais a terra. Depois que elas começarem a germinar também reguem com bastante cuidado para que a água não desloque o solo, pois isso derrubaria as pequenas e frágeis plantas emergida.

Aguardar
Devemos aguardar a emergência das plantas, até que elas atinjam uma certa altura, normalmente de uns 5 a 10 cm(essa altura é especificada na embalagem da semente), para que passemos para a etapa seguinte.

Guardando a bandeja
A bandeja deve ser colocada em um local com um pouco de luz, não em pleno sol, de preferência um local fresco, podendo ser à meia sombra. Se estiver utilizando as bandejas de isopor, não a coloque apoiada em uma superfície lisa, isso impediria o escoamento de água.

Espera para o desenvolvimento
Após um certo tempo, normalmente uns 10 a 20 dias, as plantas já estarão mais fortes, prontas para serem transplantadas (transeferidas) ao canteiro definitivo, jardineiras os vasos. O tamanho que as plantas devem estar para serem transplantadas é especificado nas embalagens das sementes, não ultrapasse muito esse tempo, pois isso fará com que a planta fique atrofiada.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber como faço para conseguir sementes de falsa erica ja procurei em cidades perto de onde eu moro mas não encontro. A beleza desta planta me encanta. Espero que me ajudem!!!!!!!!!bjos

Unknown disse...

Aguardo resposta meu email é deialima2009@yaho.com.br