Mussaenda (Mussaenda alicia)

Nome científico: Mussaenda alicia

Nome popular: Mussaenda
Família: Rubiaceae

Origem: África tropical
Porte: 2 a 3 metros de altura
Flores: Primavera e verão
Características: Arbusto semi-lenhoso, obtido através de melhoramento genético, a partir da forma original da planta, característico do clima tropical. As flores são pequenas na cor amarela, mas o efeito ornamental é produzido pelas brácteas coloridas que se formam no período da florada, produzindo um belo efeito e por tempo prolongado, já que as brácteas são consideradas duráveis. Suas cores variam entre róseos, vermelhos e brancos (Mussaenda philippica), dependendo da espécie ou variedade adquirida.

Existem várias espécies de mussaenda, todas pertencentes à família das Rubiáceas. As mais conhecidas são:
Mussaenda alicia (conhecida como mussaenda-rosa); Mussaenda frondosa; Mussaenda philippica (conhecida como mussaenda-branca) e Mussaenda erythrophylla (conhecida como mussaenda-vermelha ou mussaenda-vermelha-trepadeira - como na foto). As três primeiras apresentam porte arbustivo, chegando a atingir cerca de 2 a 3 metros de altura; já a mussaenda vermelha é um arbusto escandente que pode atingir até 10 metros.


Cultivo: Esse arbusto deve ser cultivado a pleno-sol e em locais de clima quente, como ocorre em regiões tropicais. Não tolera baixas temperaturas e por isso não é comum o seu cultivo em regiões de clima temperado, como ocorre no Sul do Brasil. Já em regiões tropicais como o Centro-oeste brasileiro, é comum a sua utilização em praças, parques, e jardins particulares. Pode ser cultivada em vasos ou em canteiros, de modo isolado, em grupos ou formando renques (alinhamentos), em solo fértil e irrigado.


Propagação: A reprodução das mussaendas se dá por meio da estaquia dos galhos e das pontas dos ramos. A propagação por sementes é bem difícil. Para fazer as estacas, retire galhos floridos de uma planta já crescida. De cada galho, faça estacas de 10 cm, retirando as flores e folhas. Experimente utilizar um hormônio enraizador para estimular a brotação da estaca e “plante-a” num recipiente com palha de arroz queimada, mantendo sempre úmido, em ambiente quente, mas protegido do sol. Normalmente as estacas enraizam num período de 15 dias. Depois disso, retire a muda e faça o plantio. Observe que as mussaendas precisam de sol pleno e solo rico em matéria orgânica. Para o plantio da mudinha, prepare a seguinte mistura de solo: 1 parte de terra comum - 1 parte de terra vegetal - 2 partes de composto orgânico. As regas devem ser espaçadas, pois a planta gosta de solo úmido, mas não encharcado. Você pode adquirir o hormônio vegetal e o composto orgânico já preparado em lojas de produtos para jardinagem.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?


2 comentários:

Unknown disse...

Boa noite, meu nome é Iagê, sou leigo no assunto, gostaria de saber onde encontro palha de arroz queimada e o nome de algum hormonio enraizador e onde compro. Outra dúvida é sobre como plantar nessa palha de arroz e depois, posso levar direto para o solo?

Quem puder me ajudar agradeço demais, não tenho interesse financeiro, apenas para plantar num terreno que comprei e quero colocar pelo menos 40 mudas dessa belíssima planta.

iageteixeira@hotmail.com

Obrigado.

Iagê Teixeira

Unknown disse...

utirttftive uma planta dessa ,mais morreu, gostaria de saber onde encontrar palha de arroz, ou me mande o nome de algum enraizador.