Zamioculcas

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Alismatales
Gênero: Zamioculcas

Zamioculcas é um gênero botânico pertencente à família Araceae.

A Zamioculcas zamiifolia, da família das Aráceas (popularmente conhecida de Zamioculcas ou ZZ) é uma planta originária da Tanzânia (África). Ela se adapta bem a ambientes internos, de pouca luz, sendo resistente e durável. Também é pouco exigente com as regas.

Apesar de ser bem resistente, alguns cuidados são indispensáveis: deve ser cultivada em ambientes internos com temperaturas nunca inferiores a 18 graus. A temperatura ideal situa-se acima de 25 graus; não necessita de regas frequentes, no máximo duas vezes por semana; necessita de solo com boa drenagem; não necessita de podas, pois seu crescimento é lento; ao notar que o vaso está se deformando, deve-se mudar a planta para um vaso maior.

Resumo Geral :

Propagação: Por sementes ou estaquia de galho

Local: A Zamioculcas deve ser cultivada em ambientes internos, em temperaturas nunca abaixo de 18 graus. A temperatura ideal situa-se acima de 25 graus.

Regas: Não necessita de regas freqüentes. Cultivada num vaso compatível com o seu porte, pode ser irrigada duas vezes por semana.

Solo ideal: Deve apresentar boa drenagem. A mistura de solo indicada pode conter 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal adubada e 1 parte de areia.

Luminosidade: Não exige muita luminosidade e não deve receber luz solar direta.

Adubação: A Zamioculcas não é muito exigente quanto à adubação. Para garantir folhas bonitas e sadias, recomenda-se aplicar fertilizante NPK 10-10-10, seguindo as orientações do fabricante.

Podas: Por se tratar de uma planta de crescimento lento, não exige podas. Periodicamente, deve-se retirar folhas murchas ou secas, para manter a harmonia do visual.

Cuidados especiais:
A Zamioculca não exige muitos tratos, mas ao notar que a planta começa a se apresentar deformada no vaso, recomenda-se replantá-la para um vaso maior, para comportar seu desenvimento.

Dica para se fazer uma muda de Zamioculca:
Pega-se uma folha da planta e enterre-a no substrato, até o meio. Em mais ou menos 3 semanas sairá um brotinho ao lado da folha enterrada.




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

13 comentários:

Anônimo disse...

Adorei suas dicas. Minha planta zamioculca esta com 5 anos e muito grande e bonita, a poucos dias nela brotou dois "cachos", sempre que isso acontecia ( nos anos anteriores ) eu retirava e jogava fora. Gostaria de saber como faço pra fazer o plantio destas sementes?
Desde já muito obrigado!
wanderly@stoque.com.br
Wanderly Margon

Anônimo disse...

Parabéns pelas informações.
São claras, muito esclarecedoras.
Exatamente o que eu precisava saber
sobre essa planta linda de se ver e
pelo que acabei de ler, fácil de se
cultivar.Obrigada.

Anônimo disse...

olá troquei a minha zamioculcas de vaso e ele ficou feia começou amarelar as folhas e os gralhos novos começaram a morrer.como faço para deixar ela mais forte e os talos mais grossos.
silimarosa@hotmail.com

Unknown disse...

kaline alves
gostei muito das dicas,eu plantei duas zamioculca num jarro mas elas não tão feia mas os galhos menores estão ficando com as folhas amarelas o que eu fasso.as dos galhos maiores estão verdes,eu coloquei as bolinhas de agirla pra fazer a drenagem tem terra aduba.por favor me de uma dica gostei muito dessa planta.obrigada
kalinetb@hotmail.com

Unknown disse...

Olá...!!!(+1nome)(ZAMIOCUGLIA)Estou tentando fazer mudas com a própria folha, esta crecendo uma batatinha no pé do cabo da folha, estou com esperanca de que desta batatinha sairão galhos.

Anônimo disse...

Muito obrigado pelas dicas. Ganhei uma zameoculca de aniversário e estou com o maior luxo com ela, pois eu sempre quis ter uma. Vou tentar fazer mudas pela dica da folha. Abraços.

Anônimo disse...

amei conhecer alguma coisa desta planta linda fiquei satifeta em saber
que vc sabe bastante sbr ela e poder ajudar quem não sabe estou feliz

abraços

mrgosodre01@uol.com.br

zamioculcas disse...

tirei minhas dúvidas como se faz as mudas, como regar. em fim tudo que queria saber.

Anônimo disse...

a minha nao solta muitos brotoa sera que ela precisa de adulbo me ajude muito obrigado vera.luciadocarmo@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá tenho uma zamioculca e troquei ela de vaso, percebi que a terra esta dura e seca, e suas folhas estao ficando amarelas o que faco?
ibeivinhema@gmail.com
Sonia

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa tarde!!

Procure trocar a planta para um outro vaso com um substrato mais drenável, e fofo. A zamioculca requer substrato misto de areia, composto orgânico e adubo organo-mineral em partes iguais.
Regar regularmente sem encharcar.

Abraços e boa sorte !!

Anônimo disse...

Alguem pode explicar porque os novos galhos que nascem na minha planta ficam logo amarelos .? O que fazer para evitar? Miuto obrigada

Sonia Oliveira disse...

Olá Boa Noite.
Será que você não colocou água em demasia.
Enfie o dedo no substrato, se sentir que ele está úmido não regue.
Ela não tolera luz do sol.

Abraços.