Begônias


A begônia (Begonia semperflorens) é uma plantinha que precisa de muita luz, porém não suporta sol direto nos horários mais quentes do dia (entre 10 e 15 horas). O local ideal para ela ficar é à meia-sombra. O solo indicado deve conter uma parte de areia para facilitar a drenagem. Usem a seguinte mistura: 2 partes de terra vegetal e 1 parte de areia.


Ah! Cuidado com as regas para não encharcar a terra. Reguem apenas quando o solo apresentar-se seco.

É uma flor muito boa para ser colocada em vasos num terraço ou no jardim, mas necessitando de troca anual. Para vasos usa-se a Begônia sarmentosa, Begônia de folha e Begônia olmo ou prateada. Para canteiros anuais usa-se a Begônia semperflorens plantadas em canteiros, com época ideal para plantio no mês de abril.


Recomendações ao comprar um vaso de begônia:
1. Adquira plantas com alguns dos botões florais ainda fechas,
2. Mantenha a planta em ambiente com temperatura entre 20°C e 30°C e com boa luminosidade (luz indireta);
3.Regue a cada 4 dias para que a terra se mantenha sempre úmida (não use água muito fria). Não deixe a água no pratinho e não molhe flores e folhas;
4. Adube conforme as instruções contidas na embalagem do adubo.

As Begônias para vasos são muito delicadas, plantas tropicais, preferem clima quente (entre 20º e 28º) e não gostam de ventos. As Begônias semperflorens de canteiros preferem um clima mais ameno e não toleram bem as chuvas de verão, pois “melam”.

Para plantar a Begônia é necessário que o local seja bem drenado. Prepare uma mistura de 1/3 de areia, 1/3 de terra comum e 1/3 de húmus e pode-se acrescentar também um pouco de esterco de curral.

Se estiver plantada em vaso, atente para transferir para um vaso maior sempre que a planta crescer muito ou dividi-la em vários vasos (nos pequenos suas raízes vão se entrelaçando umas nas outras bloqueando a passagem de água e nutrientes). Uma hora antes de transplantar regue o vaso para compactar a terra e não prejudicar o torrão.

Semanalmente retire folhas e galhos secos e uma vez por ano, na primavera faça uma poda drástica para incentivar a brotação de novos ramos. Corte sempre acima de uma folha e na diagonal.

A maioria das begônias possui caules aéreos herbáceos, e são cultivadas como ervas. Porém, outras espécies, como a "begônia-asa-de-anjo" (Begonia coccinea) e "begônia-metálica" (Begonia aconitifolia), desenvolvem caules eretos e consistentes, alcançando até, 1,5 cm de altura.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

4 comentários:

Liu disse...

Olá, primeiro, parabéns pelo blog.
Comprei um begônia a pouco e ela tem um pouco mais de 30 cm. É normal ela ser alta?

Unknown disse...

Parabéns pela forma brilhante e sucinta de informação. O que é terra vegetal? Qual sua diferença da areia? Estou preocupada com minhas begônias, pois ficaram encharcadas nessas chuvas de verão levando água dos respingos que caíram na área. Uma já morreu porque o caule apodreceu e quando percebi foi tarde.

Kamila disse...

Ganhei uma begônia tem poucos dias e não sabia como cuidar. Seu site foi o mais explicativo e eficiente em comparação dos outros. Parabéns e obrigada :)

Unknown disse...

Se quizer cultivar em jardim dessas compradas em vasinhos, quais cuidados devo ter?