Giesta - Spartium junceum

Nome Científico: Spartium junceum
Sinonímia: Genista juncea
Nome Popular: Giesta, vassoura-espanhola, retama
Origem: Península Ibérica e Ilhas Canárias
Ciclo de Vida: Perene

A giesta é um pequeno arbusto caducifólio de textura semi-lenhosa, que pode alcançar de 1,5 a 3 metros de altura. Seus ramos são finos, flexíveis, verdes e longos, lembrando juncos. Suas folhas são lanceoladas ou lineares, pequenas, afiladas e esparsas. É uma planta xerófita, com folhas adaptadas para reduzir a perda de água por transpiração. Para compensar a redução nas folhas, os ramos também apresentam função fotossintética.

As inflorescências terminais são do tipo rácemo, com numerosas flores grandes e perfumadas. A floração ocorre na primavera e verão. Ocorre ainda uma variedade de flores brancas, rara em cultivo. Seus frutos são vagens finas, achatadas, pubescentes e deiscentes, negras quando maduras.

A giesta é um arbusto gracioso, para ser cultivado em jardins de inspiração campestre, contemporâneos ou mediterrâneos. Sua beleza destaca-se quando plantado isolado, em renques ou em maciços. Apresenta boa capacidade de conter a erosão e melhorar a fertilidade do solo, pois é uma leguminosa. Mas cuidado porque é uma planta tóxica, que contém poderosos alcalóides (esparteína e citisina), e deve ser mantida fora do alcance de crianças ou animais domésticos. É uma planta que tem facilidade de multiplicação, a giesta pode ser considerada planta invasora em algumas situações.

Cultivada sob sol pleno em solos férteis, bem drenados e irrigados periodicamente. Aprecia solos arenosos e o frio mediterrâneo a subtropical. Adubações anuais na primavera estimulam um intensa floração. As podas para dar forma devem ser realizadas a cada dois anos e renovam a folhagem. Não tolera o calor excessivo, mas é tolerante a solos salinos e pobres, assim como curtos períodos de seca. Multiplica-se por sementes.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: