Sinonímia: Dicksonia gigantea, Balantium karstenianum, Dicksonia lobulata, Dicksonia karsteniana
Nome Popular: Xaxim, samambaiaçu, samambaiaçu-imperial, feto-arborescente
Família: Dicksoniaceae
Divisão: Pteridophyta
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
A Dicksonia sellowiana é uma planta de tronco fibroso e espesso de onde é extraído o xaxim, suas folhas são bastante grandes e surgem no topo do tronco é resistente ao frio e apresenta crescimento muito lento, levando até 100 anos para crescer 1 metro isso em situação favorável, local sombrio e úmido, o xaxim é uma planta grande, chegando a atingir 4 metros de altura. Nativa da Mata Atlântica tem com área de maior ocorrência as Florestas de Araucárias, nos estados do sul do país. É uma planta muito primitiva, não produz flores nem frutos, assemelha-se a uma palmeira.
Além de sua beleza singular, serve de suporte e substrato para as mais diversas plantas epífitas, como orquídeas, bromélias e outras samambaias.
O xaxim encontra-se, desde 1992, na “Lista Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção” (Ibama), em razão da sua intensa exploração comercial destinada à jardinagem e floricultura..
As fotos a seguir foram tiradas por mim em um sítio que pertence a minha família no Rio Grande do Sul, onde ainda podem ser encontradas plantas enormes e me orgulho em dizer, preservadas.
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?
Um comentário:
Olá, viajando na net encontrei seu blog,e necessito de um esclarecimento tenho em meu quintal um pé de Butiá na qual cresceu em seu caule uma planta semelhante ao xaxim,como o da foto acima,e como sei que está em extinção,gostaria de sua ajuda para tentar transplanta-la se é possível.Grata meu e-mail é ingridtiepner@gmail.com
Postar um comentário