Campânula

ORIGEM: Europa


AMBIENTE: meia sombra


ÉPOCA DE PLANTIO: Dezembro a Fevereiro


MODO DE PLANTIO:
Preparar bem os canteiros, levantando-os 15cm de altura. Usar 30g de adubo NPK de uma fórmula comercial ou 150g de esterco bem curtido para cada 1 metro quadrado de canteiro. Misturar bem. Semear e cobrir com 0,5cm de solo fofo ou serragem fina.

IRRIGAÇÃO:
Irrigar pelo menos uma vez por dia, preferencialmente ao início da manhã ou no fim da tarde.


CANTEIRO DEFINITIVO:
Preparar bem os canteiros levantando-os 15 cm de altura. Usar 300g de adubo NPK de uma fórmula comercial ou 1,5 kg de esterco bem curtido em 10 metros quadrados.


TRANSPLANTE:
Transplantar preferencialmente em dia nublado para o local definitivo quando as plantas atingirem 10cm de altura. Usar 30 cm entre linhas e 30cm entre plantas. Continuar irrigando.


GERMINAÇÃO:
7 a 21 dias


As campânulas gostam de sol, principalmente na parte da manhã, quando ele está menos quente. Molhar só se as plantas necessitarem, colocando o dedo na terra você vai sentir quando ela precisa de água, se estiver úmida espere mais pouco para molhá-la, no inverno não é necessário molhar as plantas todos os dias senão vai matá-las.

Pode-se usar terra vegetal lembrando (quando plantada em vasos) de fazer uma adubação quinzenal, com algum fertilizante para flores.

Mas lembre-se que a Campânula é uma planta anual, o quer quer dizer que não florescerá novamente ano seguinte.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

28 comentários:

Mary disse...

Ganhei uma Campânula em abril, ela estava bem, tava colocando água uma vez ao dia, mas agora ela murchou o que devo fazer pra ela não morrer?
Obrigada.
mlu.fernandes@hotmail.com

Unknown disse...

Eu ganhei uma Campânula na semana passada(11/05), ela estava bem, eu estava colocando água em dias alternados, mas agora ela murchou.O que devo fazer pra ela não morrer?
Obrigada.

eu_mesmatj@hotmail.com

Unknown disse...

Olá! Gostaria de saber como faço mudas de Campânulas. Obrigada, Gabriela

Anônimo disse...

ola
comprei 3 campanulas esse mes e plantei-as em vasos grandes, fikm dentro d casa, dou agua uma vz por dia mas estao murchando, as folhas e flores tem pintas mareladas q fikm pretas e apodrecem. oq to fazendo de errado? preciso salvar minha campanulas por favor me ajude, faz só 10 dias q ta comigo
obrigada
milemartins1@hotmail.com

Cristiana disse...

Ola!!
ganhei uma campanula e acho que nao estou sabendo cuidar direito, sera que voce poderia me enviar cuidados basicos, como, ambiente , quantidade de agua, luz, vento e frio???
familiajacome@oi.com.br

obrigada desde ja.

Mônica disse...

Ganhei uma campânula rosa, linda no final de junho e não sei como cuidar dela.
Passei a planta para um vaso maior, mas não sei se usei a terra certa. Algumas flores foram ficando escuras e eu as retirei e também as folhas amareladas.
Ela estava muito bonita até domingo, mas começou a murchar. Eu coloquei água todos os dias.
Como fazer para não perder minha planta??? Me ajude, por favor.
Obrigada,
moandrade@hotmail.com

Anônimo disse...

Comprei uma campânula linda e também gostaria de saber como cuidar bem dela. Como devo molhar? Devo trocar de vaso para um maior? Que tipo de terra é mais aconselhável?

izabel disse...

Ganhei uma campânula roxa linda e também gostaria de saber como cuidar bem dela. Como devo molhar? Devo trocar de vaso para um maior? Que tipo de terra é mais aconselhável?

Anônimo disse...

Olá, ganhei uma campânula e gostaria de saber de quanto em quanto tempo ela florece e tambem se posso deixa-la dentro de casa.
Desde já agradeço a atenção.
rose_jsl@hotmail.com

Anônimo disse...

fgjrtjurtn

Unknown disse...

Olá eu gostaria de saber como faço para plantar a minha campanula em outro vaso, já que comprei e gostaria de colocá-la no meu jardim!Tem como fazer muda? Estarei no aguardo de respostas.
patygirl181@hotmail.com

FORMULÁRIOS.COM disse...

Gostaria de fazer uma colocação se me permitem: a foto colocada próxima ao título, realmente é de campânula, cujo nome científico é Campanula medium; porém, a foto que está do lado direito, apesar de se parecer muito com a de cima é denominada dedaleira e nada tem ver com a de cima, já que a de lado, dedaleira é uma planta medicinal, porém extremamente tóxica, causando até mesmo a morte, em caso de ingestão. Portanto, não devemos confundir as duas, pois realmente elas causam confusão. A maior diferença entre elas trata-se das pintas que aparecem na dedaleira e não acontece na campânula. Só para constar, a campânula não é tóxica e são lindas para efeitos de bordaduras, como é bem dito no site. Obrigada pela oportunidade. Ana Luísa - paisagista e especialista em jardins japoneses.
Aproveito a oportunidade para parabenizar pelo site que é lindo e com muita informação, auxiliando inclusive a profissionais como eu no bom desenvolvimento de projetos.

FORMULÁRIOS.COM disse...

Esqueci de colocar meu e-mail, caso alguém queira trocar experiências a respeito do tema paisagismo:
ana_luisalima@yahoo.com.br

Unknown disse...

Oi!
Comprei uma campânula. Ela está nm vasinho, desses de supermercado, preto e de plástico. Gostaria de saber se devo ^colocála em um lugar maior, como adubá-la e quando, como devo regá-la, enfim... Já estou desesperada porque estão murchando... Me ajudem com qualquer informação, pois não sei nada!!!

AGRADEÇO DESDE JÁ!

Sarah.


sasy_kampoz@hotmail.com

Unknown disse...

Obrigada pelas informações. Foram muito úteis.
Atenciosamente,
Valéria.

Anônimo disse...

Ganhei uma Campânula agora em junho, ela estava bem, tava colocando água uma dia sim outro não, mas agora ela murchou o que devo fazer pra ela não morrer?
Não sei ao certo como cuidar.
Obrigada.
viviromanelli@gmail.com

GGM disse...

Ganhei uma Campaânula azul, ela estava bem, porém, agora está murchando, coloquei ela num local onde tenho orquídeas (sol pela manhã e sombra no resto do dia) e estou aguando dia sim/ dia não, mas não está resolvendo, você teria alguma dica para o problema, pois, daqui 30 dias quero plantá-la em um canteiro.
Obrigada. Gabriella.

Unknown disse...

Oi, dei de presente para minha namorada uma campânula,que além de linda me disseram que duraria mais de mês, porem ela murchou poucos dias depois.
Gostaria de saber o que fazer para que ela não morra, e como cuidar para dar longevidade a ela?

desde já agradeço pelo espaço

vinicius_alface@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi gostaria de saber sobre a campânula:ganhei uma e está no vaso,quero plantar no jardim como devo fazer,elas já estão murchando?

celia.possobom@hotmail.com disse...

Oi gostaria de saber se posso plantar a campânula que ganhei no meu jardim,ele está no vaso já murchando?

rita disse...

Ganhei uma campanula e agora ela esta muchando,como faço para coletar as sementes,gostaria de plantar no próximo ano a cor é linda?

emerson disse...

dei uma Campânula em dezembro pra minha esposa, ela estava bem, ela tava colocando água uma vez ao dia, mas agora ela murchou o que devemos fazer pra ela não morrer?
Obrigado.

emerson disse...

dei uma Campânula em dezembro pra minha esposa , ela estava bem, ela colocava água uma vez ao dia, mas agora ela murchou o que devemos fazer pra ela não morrer?
Obrigado.

terezinha disse...

olá gostaria de saber se a campânula produz sementes porque eu comprei uma roxa muito linda não tem nem um mes ela esta morrendo fiquei muito triste sou apaixonada por plantas e quando uma morre fico pra morrer de tristeza. me responda por favor desde já muito obrigada.tetepoubel@hotmail.com

Unknown disse...

Ganhei uma Campânula em abril, ela estava bem, tava colocando água uma vez ao dia, mas agora ela murchou o que devo fazer pra ela não morrer?
Obrigada.
marcialeal02@hotmail.com

cacau disse...

o que faço?axo q minha irma molhou demais a campanula e ela murchou,sera q tem salvaçao?
cacau24@hotmail.com

Renata disse...

Oi!
Ganhei uma campânula que está nm vasinho, desses de supermercado, preto e de plástico. Gostaria de saber se devo colocála em um lugar maior, como adubá-la e quando, como devo regá-la.

Obrigada!

rena_toa5@hotmail.com

Sonia Oliveira disse...

Renata, o maior problema a Campânula aqui no nosso país é que as temperaturas extremamente quentes podem deixar essa planta muito debilitada, por esta razão as pessoas que moram em regiões quentes é aconselhável cultiva-la em local protegido do calor direto, a meia sombra, ou até mesmo com ar condicionado, mas desde que tenha uma boa iluminação.
Já seu cultivo em regiões mais ao sul, com clima similar ao europeu, pode ser feito sem nenhuma preocupação com o excesso de sol que não afetará negativamente essa planta.
Caso você queira trocar o vaso, poderá usar como substrato, composto orgânico com um pouco de areia grossa para melhorar a drenagem do solo.
Devemos de tempos em tempos adicionar fertilizantes NPK rico em fósforo ou adicionar fertilizante orgânico de tempos em tempos ao solo ou farinha de osso antes das épocas de floração, esses fertilizantes auxiliam no desenvolvimento da planta e na obtenção de flores viçosas e de tonalidade exuberante.

Essa fertilização deve seguir uma certa rotina, preferencialmente mensal ou quinzenal.. Uma dica: Cubra o substrato com casca de árvore ajuda a manter a umidade, prevenindo contra o ressecamento em regiões muito quentes ou expostas ao sol. Caso você more em região muito fria, onde ocorrem geadas constantemente, a opção mais indicada é cobrir o solo com serragem, evitando assim que as folhas da planta toquem a terra e murchem, apodrecendo logo em seguida.
Irrigue diariamente, principalmente durante as épocas mais quentes do ano que debilitam essa planta, apenas evite encharcar o solo para que assim não favoreça a proliferação de doenças causadas por fungos. Mantendo-a úmida e em solo rico de nutrientes você terá ótimos resultados, sem demasiados problemas.
Evite molhar as folhas e flores e coloque a planta em local com bastante luminosidade.

Beijos e boa sorte !!