Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia amoena Bull. )


Nome popular: Comigo-ninguém-pode; difembáquia.
Nome científico: Dieffenbachia amoena Bull.
Família: Araceae.
Origem: Colômbia e Costa Rica.

Observações: Herbácea perene, de 20 a 50 cm de altura, com folhagem muito ornamental. Produz flores no verão, mas essas não possuem valor ornamental.

É muito sensível a baixas temperaturas, sendo indicada somente para regiões tropicais e subtropicais.

Cultivo: É cultivada em vasos, em conjuntos isolados ou em jardineiras à sombra ou meia-sombra, protegida do vento, com terra enriquecida de húmus e bem suprida de água. As folhas são consideradas venenosas.

Multiplica-se por estacas, as quais são obtidas quando a planta torna-se muito alta, dividindo-se o caule em pequenos pedaços e estaqueando-as no próprio local ou em vasos, em qualquer época.



Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

10 comentários:

Anônimo disse...

Meu comigo ninguém pode está bonito e volumoso, mas frequentemente apresenta as folhas quebradas, como que comidas por algum inseto ou animal. O que posso fazer para impedir? já coloquei inseticida do tipo casa e jardim, mas nada adiantou...Ah! Ela está em ambiente externo, no quintal.
Agradeço a atenção
claudia

c.tolentino disse...

Meu comigo ninguém pode está bonito e volumoso, mas frequentemente apresenta as folhas quebradas, como que comidas por algum inseto ou animal. O que posso fazer para impedir? já coloquei inseticida do tipo casa e jardim, mas nada adiantou...Ah! Ela está em ambiente externo, no quintal.
Agradeço a atenção
claudia

jorge disse...

Bom dia, tem um comigo ninguem pode plantado em vazo, derrepente a raiz apodreceu, mas ele continua vivo, o que fazer, e porque ele apodreceu?

Obrigado meu email: jorgelageadv@terra.com.br

Robson Martins disse...

Olá, me chamo Robson, tenho duas "comigo-ninguém-pode" plantadas em vasos de plástico, uma delas perdeu todas as folhas , mas a raiz continua viva e a outra esta com suas folhas verdes porem a raiz apodreceu, como faço para não perde-las?
robson.locutor@hotmail.com ou magia.video@hotmail.com

Leli disse...

OLÁ! MINHA COMIGO NINGUÉM PODE ESTÁ LINDA, MAS AGORA APARECERAM UNS BICHINHOS MUITO PEQUENOS E BRANQUINHOS POR TODA A PLANTA, COMO FAÇO PARA TIRÁ-LOS?

lelirangel@msn.com

Dieffenbachia, comigo-ninguém-pode é uma herbácea perene, da família Araceae

AGUARDO RETORNO, DESDE JÁ AGRADEÇO.
ALESSANDRA

Debora disse...

tenho uma comigo ninguem pode mas, nao sei de quanto a quanto tempo devo regala, me responde obrigada pela atencao.

Sonia Oliveira disse...

Oi Débora, boa noite!
Isso depende muito da época do ano e clima da sua região. O melhor mesmo antes de regar é colocar o dedo no solo e sentir se ele está úmido ou seco, se sentí-lo úmido não regar, se sentir seco molhar aos poucos com um regador de chuveirinho. Muita água faz com que as raízes apodreçam e percam a sua função. Sempre tenha em mente que devemos dar água suficiente para a planta, mas a deixando encharcada.
Um abraço.

Eloiza disse...

Olá... Eu tenho uma comigo ninguem pode linda, está plantada em um vaso a meia ombra em minha varanda, ela está apresentando buracos nas folhas como se estivesse sendo comida por algum inseto, que tipo de inseticida devo passar nela? Responder para elo.agriseiva@hotmail.com

Alessandro disse...

Olá, minha comigo ninguem pode apodreceu a raiz até o caule, porém boa parte do caule está bem. O que devo fazer? Como replantar a partir do caule sem a raiz? Agradeço se puderem me ajudar.
Alessandro

Sonia Oliveira disse...

Olá Alessandro, boa tarde!
Eu sugiro que vc não replante o que sobrou da planta até que ela comece a emitir novos brotos.
Abraços.