Coração-sangrento (Dicentra spectabilis)

Nome Científico: Dicentra spectabilis

Sinonímia: Lamprocapnos spectabilis, Fumaria spectabilis, Dielytra spectabilis, Diclytra spectabilis

Nome Popular: Coração-sangrento

Família: Fumariaceae

Divisão: Angiospermae

Origem: Ásia

Ciclo de Vida: Perene

O coração-sangrento é uma planta perene, ramificada desde a base, com ramos eretos, de textura herbácea e altura de cerca de 50 cm. Apresenta rizoma carnoso e horizontal, de onde emite os ramos. Suas folhas são verdes, compostas e com longos pecíolos.

As delicadas flores são pêndulas, em formato de coração, hermafroditas, dispostas lado a lado em rácemos de 3 a 15 flores individuais. A floração ocorre na primavera e verão.

A forma original apresenta pétalas externas róseas e as internas brancas. Atualmente estão disponíveis variedades de flores róseas, brancas ou avermelhadas e de folhagem alaranjada também.

É uma planta muito bonita e de flores surpreendentes. Adequada para o cultivo em maciços, renques junto a muros ou apenas isolada, em canteiros bem preparados. Também pode ser plantada em vasos e floreiras. Apesar de ser de meia-sombra, aprecia a luz direta do sol nas horas mais frescas do dia para não queimar as folhas. Rústica, exige pouca manutenção que restringe-se às adubações orgânicas mensais na primavera e verão.

Pode ser um pouco sensível no primeiro ano, mas se fortalece após o estabelecimento. Deve-se mantida longe do alcance de crianças pequenas e animais domésticos pois é tóxica, além disso pode causar irritações na pele durante podas ou divisões.

Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o clima ameno, podendo ser cultivada em regiões de clima temperado, subtropical e tropical de altitude. Em climas quentes apresenta folhas perenes e sob clima temperado é caducifolia, perdendo a folhagem no inverno, mas rebrotando na primavera. Não tolera estiagem. Multiplica-se por sementes e por divisão da planta formando mudas com folhas e rizoma.



Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

2 comentários:

Su disse...

Eu comprei as sementes dela. Mas não sei como fazer a tal da estratificação. POr favor, vc pode me ajudar?

Raissa Mariê Lobato disse...

Por favor, como faço para o meu coração sangrento dar flôr?! a ramagem está linda, mas já tem um ano e nada de flôr.......obrigada. becaedito@htomail.com