Classificação de plantas Ornamentais - Espécies

Plantas ornamentais são aquelas que se distinguem pelo florescimento, pela forma ou colorido das folhas e pela forma ou aspecto geral da planta. Elas preenchem os espaços livres e adaptam-se a recipientes de enfeite, estabelecendo no mundo moderno o contato mínimo possível do homem com a natureza.

As plantas ornamentais formam diversos grupos quanto ao efeito que podem proporcionar; efeitos pelas flores e folhagem vistosa. Ambos grupos são utilizados na formação de conjuntos em canteiros, sombra ou pleno sol. São usadas isoladamente ou em vasos individuais, ou destinam-se à produção de flores cortadas. Podem ocorrer, as que produzem efeito misto, de flores e folhagem.

Segundo a sua estrutura, são herbáceas as plantas que possuem tecidos pouco consistentes e são lenhosas as que tem tecidos rijos, endurecidos que formam o lenho. Entre estes dois tipos básicos existem as semi-lenhosas e as semi-herbáceas.

As plantas tem ciclos vegetativos variáveis. São anuais as que o têm dentro de uma ou duas estações do ano, reproduzindo-se exclusivamente por sementes. São bienais as de ciclo que se estende por mais de quatro estações. Geralmente são cultivadas como anuais. Estes dois ciclos abrangem plantas herbáceas. São perenes quando o ciclo é longo, indeterminado.

Abaixo estão descritas a definição, função e alguns exemplos das plantas ornamentais, conforme sua classificação:

· Árvores: é toda vegetação lenhosa com tronco, copa definida e tamanho adulto superior a seis metros.

Função: ornamenta; produz sombra; diminui a amplitude térmica; diminue, orienta e controla ventos; ameniza a poluição sonora e do ar; atrai e abriga pássaros e outros animais pequenos; ajuda a manter o equilíbrio da natureza.

· Arbustos: é toda vegetação geralmente lenhosa, com bifurcação a baixa altura ou rente ao solo, de tamanho adulto inferior a seis metros.

Função: ornamenta, delimita a visão e orienta a circulação das pessoas, proporciona privacidade, complementa linhas arquitetônicas, destaca ou esconde vistas pouco estéticas, forma cortina vegetal para a proteção do vento, pó e ruído.

· Trepadeiras: toda vegetação caracteristicamente lenhosa que precisa de algum suporte ou tutor para crescer. O seu desenvolvimento adquiri forma e direção variável de acordo com o objetivo pretendido.

As trepadeiras, de acordo com a característica de crescimento, podem ser classificadas em:

- Trepadeiras volúveis: o caule tem hábito de se enrolar em algum suporte de forma em espiral;

- Trepadeiras samentosas: os caules emitem órgãos fixadores, prendem as plantas ao suporte com raízes fixadoras, gavinhas e ganchos;

- Cipós: são trepadeiras que não possuem órgãos fixadores. Seus ramos no início crescem para cima, depois com o peso vergam para baixo, formando um arco. Desse arco sai novo broto que repete o ciclo;

- Arbustos escandentes: são plantas que adquirem porte arbustivo quando plantadas isoladamente, mas quando plantadas junto a algum suporte, espicham seus ramos e alongam seus caules a fim de se apoiar. Não possuem órgãos fixadores e precisam ser amarrados para se fixarem no lugar desejado.

Função: ornamenta, serve para destacar ou chamar atenção de detalhes arquitetônicos, cobre muro ou parede de aspecto desagradável, forma pergolados ou caramanchões, separa um ambiente do outro, alcança locais altos e distantes onde não existe terra para o seu cultivo e substitui os arbustos em locais muito estreitos onde não existe terra para o seu cultivo e substitui os arbustos em locais muito estreitos onde não há espaço suficiente para o desenvolvimento.

· Palmeiras e cicadáceas : são plantas de variados portes com aspecto característico tanto do tronco como da copa. Seu tronco é chamado de estipe e suas típicas folhas são geralmente pinadas e flabeladas. São tipos que impressionam principalmente pela silueta esbelta.

Função: ornamenta, caracteriza uma região, complementa linhas arquitetônicas e atrai pássaros.

· Plantas herbáceas: são plantas com caule não lenhoso ou semi-lenhoso de porte variado, podendo adquirir a altura e os efeitos de um arbusto. Podem ser plantadas em locais de sombra ou não. Podem ser perenes e anuais.

Função: ornamenta, substituem os arbustos em locais sombreados, dependendo da cor ou textura de suas folhagens ou floração serve como contraste ou ponto atrativo.

· Plantas de forração: são plantas com crescimento horizontal sensivelmente maior do que o vertical, que servem para cobrir a superfície do solo e que são distintamente diferenciadas dos gramados por serem geralmente intolerantes a insolação direta e ao pisoteio.

Função: ornamenta, protege o solo contra as erosões originadas do vento e das chuvas, serve para quebrar a monotonia de extensos gramados, forma desenhos ou emblemas e aumenta as opções de escolha e as possibilidades de soluções paisagísticas devido as diferentes texturas e cores das folhas.

· Gramado: são superfícies do solo protegidas do intemperismo formada exclusivamente pela família das gramíneas (Poaceae).

Função: ornamenta, é imprescindível para alguns esportes, diminue o brilho do sol, funciona como um tapete e protege a superfície do solo.

· Plantas suculentas: são plantas que geralmente habitam regiões ou zonas áridas e possuem tecidos carnosos muito ricos em água, constituindo uma reserva hídrica para os longos períodos de seca.

Função: ornamental, caracteriza uma região

· Plantas aquáticas : são plantas que se diferenciam das demais por habitarem o meio aquático.

Elas podem ser:

- Flutuantes: quando não possuem qualquer fixação, estão sempre a superfície da água. Preferem águas calmas;

- Emergentes: quando fixam as raízes ao solo, suas folhas e caules, a princípio submersos, posteriormente emergem e ficam em contato com a atmosfera. Sua floração é aérea.

- Submersas: quando nunca emergem na água. Fixam-se no solo e são muito utilizadas em aquários;

- Palustre: são plantas que crescem em lugares pantanosos.

Função: ornamenta, diminue o brilho da água parada em grandes extensões, serve de alimento e abrigo dos peixes e continuação do verde que existe em envolta dos recipientes aquáticos.


Fonte:http://www.floresta.ufpr.br


Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

Nenhum comentário: