Jacinto (Hyacinthus spp.)

  • Nome científico: Hyacinthus spp.
  • Nome Popular: Jacinto, jacinto-holandês, jacinto-comum, jacinto-de-jardim, hiacinto-de-jardim, hiacinto
  • Família: Liliaceae
  • Época de Plantio: Outono
  • Floresce: Primavera
  • Semeadura dos bolbos: 15-20 cm de distância, 10-15 de profundidade
  • Altura: 20 -45 cm
  • Originária: África (Médio Oriente,), Europa (Mediterrâneo) e Ásia (Ásia Menor).
  • Prefere: semi-sombra ou sol indirecto ou difuso
  • Regas: frequentes mas evitar a acumulação de humidade
  • Aprecia: solos soltos, drenáveis e húmidos
  • Não tolera: geadas
  • Ciclo: perene bulbosa
  • Multiplica-se por: divisão de bolbos
  • Devem-se escolher bolbos duros e sem sinais de podridão (manchas, bolor etc.)
  • Plantar com o ápice do bolbo para cima
  • Ideal para: canteiros, maciços, bordaduras, floreiras, vasos, corte e planta de interior. Como planta de interior deve-se "colocar num recipiente, carvão vegetal ou casca de pinheiro, uma colher de chá de sal comum e encher com água. Colocar o bolbo do jacinto de modo a que só as raízes fiquem em contacto com a água, evitando molhar o bolbo. Durante os primeiros 10-15 dias deve-se colocar num local escuro para que depois floresça. A água deve ser mudada a cada 15 dias."
  • Flor aromática. Deve-se retirar os bolbos da terra após as flores secarem, e secá-los guardando-os num ambiente muito fresco, entre 4 a 10ºC. Assim sendo recomenda-se guardá-los no frio do frigorífico.
  • O jacinto é uma planta que esgota o solo em que se encontra. Daí o ideal é mudar a terra destas flores, adubar bem, especialmente na época de floração, não deixar os bolbos nos mesmos vasos de ano para ano, rotando-os de local.
  • Hoje em dia, estas flores de corte são vendidas com raiz para prolongar a floração. Apenas se deve lavar bem as raízes.















Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

13 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber se posso deixar o bulbo do jacinto no vaso e só trocar a terra se eu tiver que quardar ele aonde na galadeira da certo ,,,,,,,,,,,,,,,,obrigada

Unknown disse...

Oi, ganhei um vaso com jacinto já florido e algumas brotações ao redor do planta mãe. O vaso estava com areia. Gostaria de saber se, devo manter o vaso com areia ou troco por substrato ou terra; se devo separar as brotações e como fazer isso;e se o bulbo dará apenas uma única flor. Desde já obrigada.

Lucia disse...

Ola,
comprei um jacinto, veio com areia seca e estava lindo...deixei na minha sogra em lugar compouca luz e estava lindo, mas qdo trouxe para casa, estava em um saco plastico, caiu um ppouco de areia e estragou as flores... cheguei e coloquei agua, mas molhei um pouco a flor... hj ela esta quase toda morta. Troquei a areia q estava molhada pela seca e deixei a terra q veio nela umida mesmo. o q devo fazer? molho a areia para ver se florece? deixo no sol, escuro... por favor, me ajude... obrigada!!! Lucia.

DAMA DA NOITE disse...

Oi me chamo Zenilda comprei meu jacinto com areia mas agora ele ta morendo oque que eu faço pra ela sobreviver como salvala??

Anônimo disse...

ha algum tratamento especifico para os jacintos azuis???????????????

Unknown disse...

Ola, eu ganhei um jacinto, gostaria de saber como cuidar dele para ter longa vida. por favor me ajude. Obrigada.
lucia_dolovet@hotmail.com

Lisa disse...

Alguem sabe onde posso comprar bulbos de jacinto? Ou se alguem que tem pode me vender um bulbo?
Obrigada
lisabaum@gmail.com

Bruna disse...

Ola, eu comprei um vaso de Jacinto, mas não sei cuidar, como estava lendo, tenho que tirar ele da terra após a sua for secar?? Ela veio num vaso com areia, faz 1 semana e já está secando, moro em apartamento, por isso, ela fica dentro de casa, é mais fácil cultiva-lá na água ou na terra mesmo??
Muito obrigada!!!
brunasohm@hotmail.com

Patricia disse...

olá...ofereceram me um jacinto,vinha com flor,mas entrtanto secou a flor...e agora tem as pontas das folhas amarelas? o que devo eu fazer?

Dharyesp disse...

ONDE CONSIGO OS BULBOS PARA COMPRAR, ESTOU LOUCO A PROCURA MAS NÃO ENCONTRO....
SE PODEREM ME AJUDAR, FICARIA MUITO AGRADECIDO....
dharyesp@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá a todos!!! Eu comprei o meu no IKEA! Quando se devem plantar é no Outono por isso nesta altura serão mais fáceis de se encontrar... bjs

Ana Varanda disse...

Olá, comprei vasinhos com jacintos que floresceram em fevereiro...as flores foram murchando e eu fui retirando porque foi assim que li, agora a haste das flores esta a secar e as folhas tambem vao a caminho disso... queria saber se tiro ja os bulbos, corto as folhas ou como deve fazer para os tratar ate ao proximo plantio.Obgda, bjs

Sonia Oliveira disse...

Boa tarde Ana!

Então, com cuidado retire as plantas do vaso ou do canteiro que estiver inserida, assim com delicadeza lave os bulbos e retire toda terra contida nestes, assim poderá realizar a separação dos bulbos sem a possibilidade de quebrar, lembre-se que levara muito tempo o processo de recuperação e formação de broto, caso ocorra alguma agressão no bulbo.

É possível que em alguns momentos eles murchem de forma inesperada, mas deve-se ter paciência, retirar os bulbos e conservar, pois quando o tempo está muito quente eles podem sofrer como qualquer outro tipo de flor.

Após morrerem devem continuar aguando pelo período de 3 meses, após para de colocar água e espere que as hastes da mesma sequem completamente, assim retire as hastes do vaso, coloque-as dentro de um saquinho plástico com furos para que ocorra passagem de ar, preenchido com material inerte, exemplo perlita que esteja úmido. Insira, mesmo que pareça estranho, este saquinho na geladeira que é menos fria, ou seja, no mesmo local que é conservado as verduras, conserve durante 4 meses.

Boa sorte !!