Trombeta-de-Anjo ( Brugmansia suaveolens)

Nome Científico: Brugmansia suaveolens


Nome Popular: Trombeteiro, trombeteira, babado, cartucheira, cartucho, copo-de-leite, saia-branca, sete-saias, datura


Origem: América Central e América do Sul


Ciclo de Vida: Perene


O trombeteiro é um arbusto grande e ereto, que atinge facilmente 2 ou 3 metros de altura. Suas folhas são grandes, ovais, alternas, caducas, verdes e pubescentes na face inferior.


As flores em formato de trombeta, são pêndulas, simples, perfumadas e podem ter cerca de 30 cm de comprimento.


São em geral de coloração branca ou amarela, mas ocorrem variedades e híbridos de flores róseas e dobradas também.
Sua utilização paisagística é bastante discutida, visto que é uma planta bastante tóxica e narcótica, pois todas as partes da planta contém alcalóides que podem provocar vômitos, náuseas, secura das mucosas, febre, taquicardia, alucinações e dilatação das pupilas.


Por este motivos muitas prefeituras proíbem a sua utilização na ornamentação pública.

No entanto, se utilizada com bom senso e longe do alcance de crianças, pode se tornar uma planta muito atrativa no jardim.

É indicado o plantio isolado ou em grupos e renques em áreas maiores.

Em contraponto ao seu efeito tóxico, do trombeteiro são extraídas substâncias de utilização farmacêutica, para a produção de medicamentos contra o mal de Parkinson, infecções urinárias, problemas cardíacos, síndrome pré-menstrual, e intoxicações por colinérgicos.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, arenoso e enriquecido com matéria orgânica, regado a intervalos regulares.

As adubações devem preceder a floração e as podas devem ser realizadas após a floração. O trombeteiro aprecia o calor e a umidade, e é comum observá-lo naturalmente na beira de riachos.

Podemos plantá-lo sob meia-sombra, mas as flores podem se tornar esparsas nesta situação de luminosidade.

Não tolera o frio intenso, mas podem ser cultivadas em estufas.

Multiplica-se por sementes e estaquia.




Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

2 comentários:

Fátima disse...

Sonya, moro em uma Chácara no interior do Rio Grande do Sul. No inverno faz muito frio e cai geada por dias seguidos, tenho a Trombeta-de-anjo e ela resiste ao frio. Achei que deveria contribuir com essa informação. Talvez a combinação de solo, luz solar e o fato de estar junto a parede da casa do caseiro seja proteção para o frio. Estou seguindo o teu Blog, também tenho um, se chama: chacareira.blogspot.com o lugar é quase centenário, o prédio é histórico e eu sou a terceira geração a administrar e cuidar desse lugar, tem muitas flores e Cicas com quatro décadas.Convido-te a visitar o meu Blog, achei o teu muito bom, também gosto de viajar.

Anônimo disse...

olá gostaria de saber onde fica as sementes tenho um pé da branca mas nunca vi sementes.

obrigado.