Cuidados com suas plantas, na Primavera

A estação da renovação é uma época de muito trabalho no jardim. Os dias começam a esquentar, a luz aumenta e as chuvas tendem a ficar regulares, despertando as plantas da dormência e estimulando o crescimento. É tempo de recuperar os canteiros, vasos e caminhos, removendo a terra, retirando as espécies invasoras e reiniciando a fertilização do solo de todo o jardim e, principalmente, dos novos canteiros. Apare também as bordas dos gramados. Para as plantas de dentro de casa, mantenha as janelas abertas para aumentar a ventilação nos dias mais ensolarados.

Aproveite para podar:
Se as geadas do inverno prejudicaram os arbustos do jardim, faça uma poda nos ramos mais afetados para estimular a brotação (poda de limpeza). Mas lembre-se: Tenha sempre em mão uma boa tesoura de poda, afiada e sem ferrugem para não “mascar” os galhos e prejudicar as plantas.

E também é importante aplicar um pasta selante nas pontas podadas para impedir a entrada de bactérias e fungos (principalmente se houver muita umidade). Cuidados com as regas:
Como a estação é mais quente, não deixe de regar as suas plantas, pois com calor a perda de água e evaporação é mais rápida.

Uma boa dica, é espalhar uma boa camada de casca de árvore sobre os “pés” das plantas. A casca ajuda a manter a umidade.

Cuidado: Não faça as regas no período das 11h às 15h, quando o sol está muito forte.




Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

Nenhum comentário: