Columéia-peixinho - Nematanthus wettsteinii

Nome Científico: Nematanthus wettsteinii
Nome Popular: Columéia-peixinho, peixinho
Família: Gesneriaceae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

Suas flores alaranjadas se parecem muito com o peixinho Plati, pela sua dilatação e cor. A folhagem desta planta também é bastante ornamental. Suas folhas são verde escuras e brilhantes, formando um belo arranjo de cerca de 30 cm de altura.

Por ser uma planta epífita, pode ser cultivada sobre as árvores, mas sua beleza é destacada quanto cultivada em conjuntos de três plantas por vaso de 25 cm de diâmetro.

Devem ser cultivadas a meia-sombra, em substrato para epífitas com terra vegetal, bem drenável, regada regularmente. Não tolera geadas. Multiplica-se por estaquia.

Alguns motivos para que a columéia não dê flor:

*Ambiente sombreado;

*Excesso de adubo;

*Mudança de temperatura.

Para que a columéia dê flor, é necessário um ambiente bem claro e nada de adubos.


Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

7 comentários:

Anônimo disse...

EU GOSTO MUITO DESSA PLANTA MAIS A MINHA APESAR DE ESTAR GRANDE E BONITA NAO DA FLORES ....O QUE POSSO FAZER.....................
UM GRANDE ABRAÇO

JULIANA E SOPHIA
DAJU_96@HOTMAIL.COM

Unknown disse...

Eu estou tentando pela terceira vez ter essa planta em casa, num vaso de xaxim, onde não pega Sol direto. Rego dia sim ,dia não as plantas e a terra. Elas ficam bem por mais ou menos 1 mês. Aí os ápices dela começam a apontar para baixo e percebo que ela começa a secar. Hoje a minha terceira tentativa está começando a apontar para baixo. O que devo fazer?
Abraço, Irllanda
irllanda.lopes@gmail.com

Ravick disse...

Eu ganhei umas mudas desta espécie há muito tempo, de minha avó materna. Uma vez uma delas foi polinizada e deu sementes, dentro de uma frutinha suculenta, mas na época tive medo de provar o sabor.

Eu planto na terra mesmo, como se fosse uma planta terrestre.

Muito bom o teu blog, certamente vou voltar aqui mais vezes :)

Carlos disse...

Minha plante pega mais ou menos 3 horas de Sol por dia, pela manhã. Molho todos os dias pois o calor aqui da zona oeste do Rio é cruel, ela esta em um vaso de fibra de côco, tem mais alguma coisa a fazer ? Elas não estão bonitas como eu gostaria...

Sonia Oliveira disse...

Olá Carlos, boa tarde!

A columéia-peixinho deve ser cultivada em lugares com alguma sombra, porém precisam de bastante luz para sobreviver. Ela não é uma planta de sol pleno, ela é uma epífita e, como tal, vive sob à meia-sombra das árvores, por isso não acho que você deve deixá-las ao sol, mesmo que seja na parte da manhã.

Elas gostam de solo com boa drenagem, devem ser plantadas numa mistura de 2 partes de composto orgânico, uma parte de terra comum e uma parte de areia grossa.

Elas não gostam de ser mudadas de lugar quando estão floridas.

Para ter uma planta mais viçosa e com mais flores adube com NPK 04-14-08, seguindo as orientações descritas na embalagem.

Espero ter lhe ajudado.

Um abraço,

Anônimo disse...

Oi,bom dia.
Comprei uma columeia peixinho linda, mas agora ela está ficando com as folhas meio amareladas nas bordas e suas flores parecem estar 'mirrando'. Qual será o problema? Será que devo mudá-la de vaso?
Abraço
Ana Maria

Sonia Oliveira disse...

Olá Ângela, boa noite !!

esta planta gosta de solo com boa drenagem, se for trocar de vaso utilize uma mistura de 2 partes de composto orgânico, uma parte de terra comum e uma parte de areia grossa.

Para ter uma planta mais viçosa e com mais flores adube com NPK 04-14-08, seguindo as orientações descritas na embalagem.
Ela gosta de um pouco de sol fraco pela manhã, para que suas folhas fiquem bem verdinha.

Abraços e boa sorte!