Teta-de-vaca - Solanum mammosum

Nome Científico: Solanum mammosum

Nome Popular: Teta-de-vaca, Maminha-de-vaca, Peito-de-moça, Jurubeba-do-pará, Juá-bravo

Família: Solanaceae

Origem: América do Sul

Ciclo de Vida: Perene

A teta-de-vaca é uma planta arbustiva muito peculiar devido ao formato curioso de seus frutos. Com porte entre 0,5 a 2 metros de altura, ela apresenta caule único que se ramifica logo acima da base. Sua ramagem é esparsa, com ramos retos a recurvados, de cor verde ou arroxeada, geralmente espinhosa e bastante pilosa. As folhas são simples, aveludadas, com veias bem marcadas e formato cordiforme, com lobos acuminados e triangulares. As inflorescências surgem na primavera e são axilares, com 2 a 10 flores lilases. Os frutos são pequenos, globosos a piriformes, com pequenas projeções na base, o que lhe valeu estranhos nomes populares, como teta-de-vaca, peito-de-moça ou cara-de-raposa (fox-face em inglês). Sua casca é brilhante, cerosa, de cor laranja e sua polpa é carnosa, de cor clara, esverdeada, com muitas sementes.

De frutificação decorativa, esta planta poder ser plantada isolada ou em grupos e também em vasos e jardineiras. Devido ao seu crescimento esparso, pode ser tutorada sobre suportes como uma pequena trepadeira anual. Os ramos carregados de frutos ainda podem ser utilizados em arranjos florais. Apesar da forma curiosa e divertida, esta planta é muito tóxica e deve ficar fora do alcance de crianças e animais domésticos. Os frutos contêm princípios alcalóides indólicos, responsáveis pela toxicidade dos mesmos. Curiosidade: Em alguns lugares é reputada como medicinal contra doenças como pé-de-atleta e o suco de seus frutos têm atividade detergente e é utilizado para lavar roupas.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta tipicamente tropical, não tolera geadas ou frio intenso. Apesar de perene é interessante ressemeá-la anualmente pois perde o vigor e a beleza com o tempo. Multiplica-se facilmente por sementes. Esta planta pode escapar ao cultivo e se tornar invasiva em algumas situações.



Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

Nenhum comentário: