Copo de Leite ou Calla - (Zantedeschia)

Nome científico: Zantedeschia aethiopica Spreng.

Nomes Populares: Copo-de-leite, lírio-do-nilo, cala-branca, jarra, jarro

Família: Araceae

Considerado como símbolo da pureza e apreciado desde os tempos mais antigos tanto como flor de corte quanto na composição de jardins. Sua folhagem é verde brilhante e muito ornamental e por isso também tem sido muito utilizada nos arranjos florais.

O cultivo de copo-de-leite apresenta grande produção e rentabilidade por área plantada, mas exige cuidado no planemento de produção pois sua flor é um produto altamente perecível.

É excelente como flor de corte. Tem grande aceitação pela beleza,sofisticação e durabilidade. É uma das flores mais utilizadas em arranjos florais para decoração de casamentos e buquês de noiva.

É uma planta rústica e de cultivo relativamente simples mas requer manejo adequado, como qualquer cultivo, para se obter maior produtividade e qualidade.

Por meio de seleção e o cruzamento com outras espécies de Zantedeschia, têm se obtido copos-de-leite de outras cores além da branca, como o amarelo, o vermelho, o rosa, o laranja e o roxo e suas variações. No exterior os Callas coloridos são mais facilmente encontrados e muito apreciados por colecionadores.

Origem: África do Sul. Na forma nativa é encontrada em terrenos úmidos ou a Margem de lagos. Clima subtropical frio.

Herbácea robusta, perene. Atinge normalmente de 0,60 a 1 m de altura, com rizoma vigoroso, formando touceiras. Muito florífera e folhagem verde escura brilhante com até 40 cm. Inflorescência grande, ereta e vistosa, formada pela espata de coloração branca, espiralada, com aproximadamente 25 cm de comprimento protegendo a espádice de coloração amarela.

É cultivada como bordadura de canteiros, renques e compondo maciços à meia-sombra. Deve ser cultivado em conjuntos em terra com muita matéria orgânica e umidade constante, podendo ser plantado em locais úmidos, como margens de lagos e espelhos d'água. Acompanhando muros, muretas, paredes ou em vasos.

Propagação: por sementes, divisão de touceiras ou de rizomas, após a floração, ou por cultura de tecidos. Sendo a propagação por divisão por touceiras a mais
utilizada. Para divisão de rizomas utilizar luvas e fazer a imersão destes em fungicida antes de plantar.

Cultivo: O cultivo comercial para produção de flores de corte deve ser feito em local protegido, telado com sombrite. O copo-de-leite requer muita luz mas é sensível ao sol direto,quando sujeito a temperaturas diurnas acima de 22º C . Utiliza-se normalmente de 25 a 50% de sombreamento. O sombreamento também proporciona a formação de hastes florais mais longas, o que comercialmente é interessante.

É tolerante a baixas temperaturas, até 4° C, mas não se desenvolve bem em climas quentes.

Locais encharcados não devem ser utilizados para cultivo comercial, o ideal é que sejam irrigados, em média, 3 vezes por semana. O encharcamento constante cria condições ideais para o ataque de doenças causadas por fungos e bactérias como o Pythium SP e Erwinia. Pelo mesmo motivo não deve ser plantado em estufas. O solo deve ser mantido úmido mas sem encharcamento. Pode se irrigar por aspersão mas o ideal é por gotejamento ou até mesmo com mangueira, desde que se molhe somente o solo, evitado acúmulo de água nas folhas e flores.

Requer solos bem drenados com alta quantidade de oxigênio. Plantio em canteiros elevados com 30 cm de altura. No cultivo adensado plantar duas fileiras por canteiro com distância entre fileiras de 30 cm e entre plantas de 15 cm – aproximadamente 10 plantas por metro quadrado. No convencional usa-se 80 cm entre fileiras e 50 com entre plantas. A vantagem é que a colheita e manejo das plantas é mais fácil, além de diminuir o risco de desenvolvimento de doenças.

No plantio utilizar NPK 10-10-10 e esterco de gado no fundo das covas.

Além do controle normal de pragas e doenças de qualquer cultivo, especial atenção deve ser dada ao controle da Podridão mole, causada pela bactéria Erwinia carotovora, que é a principal causa de perdas no cultivo de copo-de-leite. Folhas e hastes se tornam verde-escuras apresentando apodrecimento com odor desagradável que leva a morte da planta. O rizoma também apodrece.

A prevenção é feita com irrigação e drenagem eficientes, evitando a combinação de alta temperatura com excesso de umidade.

Adubação nitrogenada em excesso torna a planta mais suscetível a infecção. Plantas infectadas devem ser eliminadas e fazer rotação de culturas.

Floresce em abundância nos meses mais frios – entre maio e setembro. Pode florescer de outubro a abril mas em menor quantidade. Se propagada por mudas inicia a floração em cerca de 90 dias, atingindo o auge da produção aos 8 meses.

Existem várias colorações de copo-de-leite:

http://imaginacaoativa.files.wordpress.com/2009/06/zantedeschia_pink_persuasion__80704.jpg http://imaginacaoativa.files.wordpress.com/2009/06/aaaaakm845aaaaaaappzja.jpg http://imaginacaoativa.files.wordpress.com/2009/06/calla-lily.jpg http://imaginacaoativa.files.wordpress.com/2009/06/plant_zantedeschia_aethiopica___schwarzwalder___1_22.jpg http://imaginacaoativa.files.wordpress.com/2009/06/zantedeschia_elliottiana__11686.jpg

Atenção: O copo-de-leite é uma planta tóxica ( Oxalato de cálcio). Podendo causar queimaduras e irritações na pele, lesões na córnea se em contato com os olhos, problemas gástricos e edemas se ingerido. Por isso sua manipulação deve ser feita usando-se luvas e deve-se ter cuidado para não ser ingerido por crianças e animais domésticos.

Fontes: Sites variados

Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

44 comentários:

tuca disse...

Muito boa a informação sobre a parte tóxica.Não sei como nos, minha irmã e primas não tivemos nada de intoxicação na infância pois brincavamos de colocar entre os dedos como se fosse cigarro ainda bem q. não colocavamos na boca.Depois dizem q. os anjos da guarda não existem,OK!Tuca.

Carla Vargas disse...

Boa noite, minha mãe é coordenadora do projeto Curumim de Carmo do Paranaíba-MG, gostaria de saber como adquirir os bulbos de copo de leite e se vcs tem algum projeto p o plantio do mesmo, pretende-se fazer um plantio no espaço que se tem na instituição, gostaria de receber as informaçãoes no emial krlacp@hotmail.com

juliana DUDA disse...

Boa Noite!!!!!
Gostaria de saber se o copo de leite colorido devo ter os mesmos cuidados.Beijos
Duda Barretto

Anônimo disse...

Hoje plantei umas dez mudas e nem sabia que era tóxico, felizmente como de costume cuido para não me esfregar nas plantas, o que me salvou a pele. Deveríamos sempre tomar conhecimento das coisas antes, valeu a dica, um abraço.

Rose disse...

Gostaria de saber,qual o tamanho mínimo de terra para plantaçao do copo de leite para comercializar e onde encontrar mudas de boa qualidade.
Obrigada
Rose

email:rose.vaz1@uol.com.br

regs disse...

Olá! Estou tentando escolher uma flor para meu bouquet de noiva e me apaixonei pela flor calla alaranjada. Moro em BH. Como e onde será que consigo um bouquet assim?
Obrigada!
Regina
regsbrito@yahoo.com

aaurileda@yahoo.com.br disse...

Muito legal as informações, mais gostaria de ter melhores informações no cuitivo em vasos, gosto muito de plantas mais não dei sorte com essa.
Desde já obrigada.

Flávia Mendonça disse...

Ganhei um exemplar do copo de leite com flores amarelas há uns 20 dias...agora as flores q eram amarelas estão ficando verdes e a parte dos caules mais perto da terra estão escurecendo... isso é um problema ou é normal? alguém pode me ajudar ? Agradeço a atenção

Anônimo disse...

queria saber se voces fornecem os copos de leite para plantio, e se voces dao assitencia para o modo de plantar e florecimento, e o terreno à propriado no tamanho?

Anônimo disse...

queria saber se voces fornecem mudas para plantio, e qual o tamanho à propriado do terreno e se voces dao assistencia?

Sérgio Lima disse...

Estou com um problema, ganhei um vaso com uma ZANTEDESCHUA (Lirio e é Vinho escuro) e simplesmente esta semana as folhas começaram a cair, do nada, tenho irrigado 2 vezes por semana e tomando todos os cuidados com a iluminação, mas o interessante é que as folhas não estão murchando e caindo, simplesmente parece que aprodrece na ponta bem próxima a terra e vai caindo as folhas (verdes ainda) e flores.
Você poderia me ajudar e me eviar por e-mail alguma ajuda. Muito obrigado.

Claudia disse...

Olá Sonia, parabens pelo seu site estou sempre lendo. Respondendo a pergunta de seu visitante sobre onde comprar copo de leite peu comprei os meus no www.shamballasgarden.com.br
e chegou tudo ok..

Anônimo disse...

Olá.
Eu e minha irmã estamos pensando em fazer uma plantação de copo de leite a fim de comercilizar.gostaria que vocês me orientasse de onde comprar as mudas ou se tem semente, moro em Cambuí MG. Qualquer tipo de solo ele se adapta?
obrigada.
meu e-mail para contato: mari.porfirio@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Gostaria de iniciar uma plantação de copo de leite à fim de comercializar, gostaria que vocês me orientasse de onde comprar as mudas ou semente, moro em Queluzito MG. Qual seria o solo que melhor se adapta?
meu e-mail para contato: rafa_muydoido@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá gostaria de tirar uma dúvida eu peguei uma muda da minha sogra que mora em Curitiba e plantei aqui no estado de SP e ela não deu flor já faz de um ano porque será?
email neiaalmeida@yahoo.com.br

Anônimo disse...

BOA NOITE,GANHEI UM VASO LINDO DE COPO DE LEITE ONTEN,E DE ONTEN P/HOJE ELE COMEÇOU A SAIR GOTAS DE ÁGUAS NAS PONTAS DAS FOLHAS E FLORES ISSO É NORMAL? O QUE DEVO FAZER? VALEU PELA INFORMAÇÃO SOBRE SER TÓXICA,TENHO CRIANÇAS EM CASA E COLOQUEI O VASO EM CIMA DE UMA MESA AO ALCANSE DE TODOS.AGORA FIQUEI PREOCUPADA,MAS SÃO TÃO LINDAS....MUITO OBRIGADA! GOSTARIA Q/ME DESSE RESPOSTA.MEU E-MAIL,emy33pereira@hotmail.com

Anônimo disse...

Estou com um problema, ganhei um vaso com uma ZANTEDESCHUA (Vinho escuro) e simplesmente esta semana as folhas começaram a cair, do nada, tenho irrigado 2 vezes por semana e tomando todos os cuidados com a iluminação, mas o interessante é que as folhas não estão murchando e caindo, simplesmente parece que aprodrece na ponta bem próxima a terra e vai caindo as folhas (verdes ainda) e flores.
Você poderia me ajudar e me eviar por e-mail alguma ajuda. Muito obrigado.

Anônimo disse...

Estou com um problema, ganhei um vaso com uma ZANTEDESCHUA (Lirio e é Vinho escuro) e simplesmente esta semana as folhas começaram a cair, do nada, tenho irrigado 2 vezes por semana e tomando todos os cuidados com a iluminação, mas o interessante é que as folhas não estão murchando e caindo, simplesmente parece que aprodrece na ponta bem próxima a terra e vai caindo as folhas (verdes ainda) e flores.
Você poderia me ajudar e me eviar por e-mail alguma ajuda. Muito obrigado.
elisangelalima2005@yahoo.com.br

Unknown disse...

Bom dia,

Gostaria que me informasse por e-mail, como devo fazer o plantio de umas 250 mudas e também se posso plantar mudas com pequenos brotinhos que estão surgindo ao lado.
Obrigado,
Orlando
e-mail: oamb43@gmail.com

Doraci disse...

Cultivo copo de leite em vasos. Alguas folhas estão amarelando, no início das pontas. Devo cortá-las?

Doraci

maria de lurdes disse...

Bom dia Sónia. Comprei uma planta destas à pouco tempo e ainda não a mudei de vaso porque quero saber primeiro que tipo de terra hei-de por. Eu vivo em Portugal, onde o clima é diferente no Brasil e quero saber se devo tirar os bolbos do vaso entre cada floração ou se não será necessário. A terra tem que ser argilosa? A mim disseram-me que estes jarros são holandeses e agora fiquei admirada por saber que são originárias de África. Talvez os que cá vendem venham da Holanda. As tulipas também não são holandesas e veem de lá. São originárias do Norte de África. Mas é de áfrica, do Brasil, principalmente das florestas tropicais que veem as plantas mais bonitas e que mais se usam em casa. É por isso que eu gosto tanto das florestas tropicais. Até gostava de passar algum tempo numa. É um sonho que eu tenho e que nunca se vai realizar a não ser que fosse bióloga. Obrigada por me dar oportunidade de aprender mais sobre as plantas. Um beijo.
Chamo-me Lurdes

celina disse...

Plantei o copo de leite em um vaso, a mias de 2 anos, está lindo, mas não dá flores. O que devo fazer?
Obrigada.
Celina Neiva.
Goiânia - Go.

Sonia Oliveira disse...

Oi Celina, bom dia!
A época da floração acontece entre os meses de agosto e janeiro, mas em condições de clima e solo favoráveis é possível ter flores o ano todo.
O Copo-de-Leite é uma espécie que pode ser cultivada à 1/2 sombra, ou seja, precisa de muita luz, ou a sol pleno, podendo receber sol direto por pelo menos 04 horas diárias.
Gosta de solo úmido, geralmente deve ser regada um dia sim, um dia não.
No seu caso, pela sua descrição, pode ser que a planta além de não estar recebendo iluminação suficiente, pode estar ainda sofrendo com excesso de água. Por isso, verifique bem estes dois itens.
O substrato recomendado, quando for plantada em vaso, é de 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico.
Boa sorte!

yng disse...

ola, comprei um copo de leite amarelo, lindo e esta no vaso ainda, gostaria de saber se os cuidados são os mesmos com a planta branca?
pois eles estão fiacando feio no vaso, parece que as folhas estão
ficando moles e pobres.
vc pode me ajudar?

yng disse...

ola gostaria de saber como cuido do meu copo de leite, pois comprei um lindo amarelo, mas ele esta ficando tão feio, esta caindo as
folhas e parece que seu caule esta podre, que posso fazer para recuperá-lo?
obrigada

Sonia Oliveira disse...

Olá Yng, bom dia!
Os cuidados do copo-de-leite amarelos, são os mesmos do de flores brancas.
A planta é bem bem resistente, necessita apenas de possuir um solo bem úmido, preferencialmente com regas diárias, além de bastante luz solar, não necessariamente direta. Ele recebe a água como estímulo para o florescimento. Normalmente essa planta nasce em terreno baldio em buracos cheios de lodo. Então ele têm que estar com o solo sempre úmido.

Pode-se fazer podas de limpeza após as florações para remoção de ramos e flores mortas e anualmente reforçar a dose de adubos no solo.
Espero ter ajudado.
Um abraço e boa sorte!

Anônimo disse...

Olá plantei em um vaso, uma muda de copo de leite que trouxe de Visconde de Maua. Ela estava linda, fresca e agora 1 semana depois, a flor está quase seca e as folhas, antes verdes e brilhantes estão amarelando nas bordas. O que devo fazer? Corto a flor seca? Deixo as folhas? Elas vão se recuperar??
Coloquei na varanda de meu quarto onde o vaso pega o sol da manhã até as 12:00hs. Tenho regado diariamente. Gostaria de saber se espero secar totalmente para cortar a flor e folhas ou se posso (devo) cortá-las agora!?
Obrigada

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa tatde!

Esta é uma planta bem resistente, necessita apenas de possuir um solo bem úmido, preferencialmente com regas diárias, além de bastante luz solar, não necessariamente direta. Pode-se fazer podas de limpeza após as florações para remoção de ramos e flores mortas e anualmente reforçar a dose de adubos no solo, com NPK rico em P. Você pode sim, cortar as folhas que estão murchando.
Lembre-se que o solo deve estar constantemente úmido, sem se preocupar muito com o encharcamento.

Espero ter lhe ajudado.
Abraços.

Israel disse...

Sonia moro em Atlanta usa adoro copo de leite mais toda vez que planto nao consigo nada pois ele nao tem resistencia e flor nem pensar ja plantei muda vinda do Brasil mais nao vinga as astes ficam mole como posso fazer pra ter um vaso de copo de leite que e meu sonho um beijao obrigada seia

Sonia Oliveira disse...

Olá Israel, boa noite!

O copo-de-leite cresce mesmo em locais muito encharcados, sendo considerado ainda uma planta palustre (para beira de rios e lagos). O substrato do copo-de-leite tem que estar sempre úmido. No entanto, os copos-de-leite não toleram sombra. O negócio deles é sol pleno ou meia sombra. Plantas que crescem em locais pouco iluminados tendem a crescer em altura, mas são fracas e acabam tombando. Esta regra vale para outras espécies também. Experimente plantar seu copo-de-leite em local que pegue sol direto o dia todo ou por pelo menos à manhã ou à tarde.

No seu caso, pela sua descrição, pode ser que a planta não está recebendo iluminação suficiente, ou sendo regado com bastante frequência para que a terra fique sempre úmida, por isso dê uma verificada nesses dois itens, ok?

Espero ter lhe ajudado.
Abraços.

Anônimo disse...

Olá! Tenho uma plantação pequena de copos de leite, gostaria de saber se após a floração, tenho que refazer os canteiros, desfazendo as touceiras, ou simplesmente fazer um limpeza cortando as folhas. Obrigada. Maristela

marlei disse...

Gostaria de saber se na variaçao das cores também encontro a cor verde?Adoro copo de leite e a cor verde,vou me casar,adoraria juntar os dois ítens.Marlei.

Nati Schneider disse...

boa noite!
pretendo começar uma cultura de copos de leite,gostaria de saber qual a melhor época para iniciar o plantio e onde comprar as mudas.Moro no Rio Grande do Sul. Gostaria de receber as informações pelo email:
sonia_agustini@hotmail.com
obrigada.

Cicero disse...

Olha,amei essa matéria sobre o copo
de leite. Trabalho como jardineiro
e estava precisando dessa informação para cuidar melhor do copo de leite que tem no jardim onde eu trabalho. Obrigado!!!
joodasilvacicero@gmail.com

Sandra de Lima disse...

Boa Tarde, sou do interior de Mato Grosso, clima muito quente!..e possuo um vaso da espécie calla roxa, maravilhosa, mas me preocupa que ela está aparentando cor amarela nas folhas que eram verdes e seu caule está deitando sobre o vaso.Replanta-la na terra seria ideal? Uma pergunta, porque elas tem o processo de "suor", gotas merejam de suas folhas. Queria mais informações sobre essa espécie de CALLA

Sonia Oliveira disse...

Olá Sandra, boa tarde!

Os sintomas de sua planta podem ser por vários fatores, entre eles estão a, falta de fertilizante; excesso ou falta de regas; correntes de ar quente ou excesso de calor.

Quanto as gotinhas que estão pingando das folhas, é normal. É a transpiração da planta, o processo pelo qual a planta expele as quantidades de água excedentes, sendo também fundamental, pois é através da transpiração que a seiva bruta é levada para as folhas através do xilema.

A Calla é uma planta, que se adaptou muito bem ao clima brasileiro, pode ser cultivada tanto ao sol quanto em locais cobertos, desde que bem iluminados.
Não é necessário se preocupar muito com a drenagem uma vez que essa planta vive muito bem em solos demasiadamente úmidos, porém garanta que haverá uma fartura de nutrientes misturando uma grande quantidade de fertilizante orgânico antes do plantio. A adubação com NPK rico em fósforo pode ser feita posteriormente antes de cada floração para estimular uma maior produção de flores.
É uma planta bem resistente, necessita apenas de possuir um solo bem umidificado, preferencialmente com regas diárias, além de bastante luz solar, não necessariamente direta. Pode-se fazer podas de limpeza após as florações para remoção de ramos e flores mortas e anualmente reforçar a dose de adubos no solo.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços.

Anônimo disse...

gostaria de saber como cuida da planta amarela comprei a muda e ñ sei como cuidar

Ricardo Pereira disse...

Olá Sonya td bom? Amei seu blog sobre copo de leite, amo essa planta e gostaria que você me informasse onde encontro o bulbos coloridos pois só tenho branca.Obrigado!
Ricardo

Sonia Oliveira disse...

Olá Ricardo, boa tarde!!

No Shamballa's gardem tem bulbos de copo-de-leite colorido.

https://www.shamballasgarden.com.br/copo-de-leite-s20.html

Abraços.

Unknown disse...

Plantei callas coloridas laranjas, bege e preto e Picasso. Nasceram em apenas uma senana sera que aqui em Maringá PR em para eles darem flores

Angell disse...

Boa tarde. Ganhei uma muda em uma viagem que fiz. Ja coloquei ela em outro vaso e parece que ela gostou do local pois cresceram varias folhas. Porem tenho uma dúvida. Ela veio com uma flor e agora secou, devo cortar esse talo onde esta cok a flor seca? Se sim, qual a medida?

Sonia Oliveira disse...

Olá Angel, boa tarde!
Sim você deve cortar a o talo dessa flor bem rente à planta.

Abraços !!

Unknown disse...

Olá Sonya,

as callas coloridas vem bem em ambientes internos bem iluminados, mas sem luz direta?

Abraços,
Caroline

Sonia Oliveira disse...

Olá Caroline, co tarde!

A dica para quem for cultivar a calla colorida é procurar um local que receba sol pela manhã e a tarde colocar uma proteção para evitar que as flores tenham incidência direta dos raios do astro-rei. Nas estações do ano em que o sol está mais forte, como a primavera e o verão, é interessante providenciar uma sombra.

Abraços.