Aproveitando o sol ao máximo

- Tente expor plantas que dão flores e que gostam de sombra ao período de sol da manhã para estimular a floração. Luz adicional também pode manter as plantas mais compactas, arrumadas e auto-sustentáveis;


- Cultive bulbos de primavera e flores silvestres que gostam de sol sob árvores decíduas que produzem sombra para obter o máximo de sol antes que as folhas das árvores surjam. Esta é uma ótima estratégia se você tem um jardim com sombra e, portanto, enfrenta problemas com o crescimento das flores durante o verão e o outono. Açafrões, squills, campainhas espanholas, narcisos, anêmonas, chionodoxas e flores silvestres como a raiz vermelha, squirrel-corns, e outras nativas locais se desenvolvem sob o sol da primavera. Quando as folhas das árvores surgem e a iluminação natural desaparece, muitas dessas plantas de primavera entram em estado de dormência e repousam quietinhas abaixo do solo até a chegada do sol da primavera.

- Pinte uma parede escura de branco para refletir mais luz sobre as plantas. Assim como ocorre com os refletores solares prateados usados pelas pessoas que se expõem ao sol para intensificar seus bronzeados, uma parede pintada de cor clara reflete luz extra sobre as plantas ao redor. Da mesma forma, usar uma cobertura de cristais de rocha brancos, areia ou cascalho refletirá a luz através da base das plantas, uma técnica freqüentemente usada em jardins de ervas mediterrâneas ou plantas com folhas prateadas que crescem com grande quantidade de sol.

- Apare árvores ou remova árvores jovens menores, pouco desenvolvidas ou indesejadas e limpe um local com muita sombra para clareá-lo. Árvores altas e maduras podem ter seus galhos inferiores removidos (uma tarefa árdua que requer um paisagista profissional) para produzir sombra. Para obter ainda mais luz, os paisagistas podem aparar galhos frondosos nas copas, deixando algumas aberturas na folhagem para a penetração do sol.


- Remover nós indesejados de suas árvores, arbustos selvagens, e outros tipos de vegetação arborizada é algo que você pode fazer sozinho. Procure por mudas auto-semeadas ao redor de árvores como bordos, carvalhos, feixos e olmos. Pés de maçã-silvestre lançam brotos verticais chamadas sugadores que transformam a árvore em um arbusto. Utilize uma tesoura de poda de cabo longo para aparar as vegetações e uma serra de poda para remover os troncos maiores. Quando terminar, você pode admirar o novo formato revelado pelo tronco da árvore e as samambaias, hostas e outras plantas que preferem a sombra e que podem crescer sob ela. Cuidado para não aparar em excesso: você deve deixar brotos suficientes para substituir árvores mais antigas à medida que elas morrerem.

- Apare os galhos pendentes mais longos em um dia ensolarado para que você possa ver como a luz muda. Dessa forma, você pode observar a suavização da sombra. Você também pode observar as sombras, que dançarão de um lado para outro da árvore e mudarão dependendo do horário do dia e da posição do sol. Suas silhuetas podem ser uma bonita parte do jardim, especialmente no inverno quando as sombras escuras se destacam sobre a neve branca.

- Não realize a poda de carvalhos no verão. Ainda que isso possa ocorrer quando você estiver ansioso para clarear ao máximo a sombra, isso tornará suas árvores suscetíveis à doença do definhamento do carvalho. Em vez disso, pode-as no final do inverno.




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: