Galhardas (Gaillardia aristata)


Nome Científico: Gaillardia aristata.

Nomes Populares: Galhardas.

Origem: Nativa das pradarias da América do Norte.

Habitat: Jardins, prados, campos.

Planta herbácea, vivaz, de porte pequeno em forma de tufo com hastes florais muito ramificadas, podem atingir alturas entre os 30-75 cm. As folhas são de cor verde claro, basais, lineares a lanceoladas e oblongas, com cerca de 7 cm de tamanho e semi-persistentes. As flores de Galhardas são chamativas, brilhantes e de cores vivas e variadas desde o amarelo, laranja, carmin, roxo, vermelho, com os centros contrastantes de cores diferentes. São solitárias, simples, reunidas em cabeças em hastes resistentes. São atrativas para abelhas e borboletas.

Sementeira: No local definitivo no início da Primavera ou em estufa entre Fevereiro/Abril. Não cobrir as sementes. Temperatura ideal para a germinação entre 18-22Cº. Tempo de germinação de 14-20 dias.

Transplantação: Primavera. Espaçamento de cerca de 15 - 20cm.

Crescimento: Rápido.

Luz: Sol.

Solos: Cresce bem em quase todo o tipo de solos. Prefere os solos muito permeáveis, férteis, bem drenados, úmidos a secos.

Temperatura: Zonas amenas. Resistente ao frio e ao calor.

Rega: Regular, regar bem até a planta estar bem estabelecida. Deixar secar o solo entre regas.

Floração: Verão/ início do Outono.

Adubação: Na época de crescimento e floração.

Poda: Cortar as flores murchas de Galhardas para prolongar a floração. No fim do verão cortar os caules em cerca de 15 cm para estimular a emissão de rebentos novos a partir da base.

Pragas e Doenças: Lesmas, caracóis, tripes, afídeos, ferrugem, míldio, fungo Septoria, viroses. Destruir as folhas atacadas pelos fungos ou viroses.

Multiplicação: Semente, estacas ou por divisão.

Utilização: Canteiros, bordaduras, jardins rochosos, vasos e para corte.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: