Madressilva-dos-Jardins


A Madressilva-dos-Jardins é oriunda da região Sul da Europa, onde é cultivada há séculos devido à beleza de suas flores e ao seu agradável perfume. Muito bem aclimatada em terras brasileiras, esta planta cresce facilmente em nossos jardins e parques. Outra espécie deste mesmo gênero, bastante comum também, é conhecida como madressilva-silvestre (Lonicera periclymenum L.) ou madressilva-dos-bosques, e vegeta em regiões montanhosas e sombreadas.

Atinge cerca de três metros de altura e seu lenho, branco e compacto, serve para certos trabalhos de marcenaria.

Das raízes extrai-se matéria corante azul celeste, utilizada em tinturaria.

Outra espécie da mesma família, que merece menção, por ser muito cultivada entre nós é a madressilva-do-japão (Lonicera chinensis Wall.), originária da Ásia e também muito comum no Japão. Essa trepadeira também é conhecida por madressilva-dos-jardins e maravilha.

A espécie Lonicera caprifolium L. é um subarbusto que atinge entre 1 a 2 metros de altura, volúvel, ramos novos pubescentes.

Apresentam folhas caducas um tanto coriáceas, ovais e obtusas. Suas flores sésseis e muito cheirosas têm uma coloração amarelada e avermelhada por fora. Produz fruto tipo baga ovóide, de cor vermelha.

É muito cultivada como ornamental em nossos jardins e parques, servindo muitas vezes para formar belíssimos caramanchões e cercas vivas.

É uma planta de clima temperado, que se propaga por meio de sementes ou de estacas.

O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica.

Adubações regulares de 4 em 4 meses durante todo o ano (três aplicações anuais).



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: