Álisso (Lobularia marítima)


A sua aparência é muito delicada e lembra um pequeno buquê de noiva: são inúmeras florzinhas brancas e aromáticas reunidas na ponta de caules finos. O álisso (Lobularia marítima) também é conhecido popularmente como doce-álisso e açafates-de-prata.

Produz inflorescências com muitas flores pequenas que podem ser de coloração branca, rosa, alaranjada ou roxa. É espetacular também em maciços e bordaduras no jardim, conferindo-lhe um ar campestre e perfume adorável.

O plantio do álisso em canteiros dá ótimos resultado, também pode ser plantada em jardineiras com outras flores ou isolada, de forma que fica um pouco pendente. Seu principal uso é em forração, mas é possível obter um efeito surpreendente plantando o álisso em vasos suspensos: ao crescerem, os caules rastejantes acabam pendendo pelas bordas do vaso, formando uma pequena cascata.

O álisso é uma herbácea da família das Cruciferáceas, originária do Mediterrâneo. Floresce no verão e atinge cerca de 20 cm de altura.

Dicas de Cultivo

Luminosidade: Em locais de clima quente pode ser cultivada à meia-sombra, com boa luminosidade; já em climas frios, necessita de pelo menos 4 horas de sol direto.

Propagação: Os métodos mais simples são por divisão de touceiras e estacas de galhos, feitos em qualquer época do ano.

Solo
: A mistura ideal é 2 partes de terra comum, 2 partes de terra vegetal e 1 parte de areia.

Regas: Nos dias quentes, recomenda-se regar duas vezes por semana e no período frio, apenas uma vez por semana é suficiente.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: