Cacto pedra (Lithops)


Nome Científico: Lithops sp

Nome Popular: Lithops, litops, pedra-viva, planta-pedra, cacto pedra

Ciclo de Vida: Perene



As plantas do gênero Lithops são pequenas e curiosas suculentas com aspecto de pedras, que têm o intuito de se camuflar no meio-ambiente. Por este motivo seu nome botânico é constituído pelas palavras "lithos", que em grego significa pedra, e "opsis" que significa parecido. Originária de regiões desérticas da África, esta plantas chamam a atenção pela sua anatomia botânica. Seu corpo de aspecto cônico e oblongo é formado por apenas duas folhas unidas e suculentas, com a superfície plana ou arredondada.


Estas folhas podem apresentar as mais diversas cores, verrugas, manchas, nervuras, estrias e inclusive "janelas" transparentes, para a entrada de luz no interior das folhas, otimizando a fotossíntese. Entre as folhas da Lithops há uma fissura de onde emerge a inflorescência durante o outono. Suas flores são quase sempre perfumadas, abrem-se à tarde e fecham ao pôr do sol, podem ser de cor amarela ou branca, com aspecto de margarida. Florescem a partir do terceiro ano após o plantio e anualmente "trocam de roupa", renovando o par de folhas. Após a floração produzem frutos com numerosas sementes.

De crescimento lento, estas pequenas suculentas são um exercício a paciência e também muito valorizadas. Consideradas como "jóias raras" da natureza, elas alcançam altos preços e são muito visadas por colecionadores.

As Lithops são um pouco exigentes, mas depois de dominar as suas necessidades não é tão complicado o seu cultivo. Pequenos jardins de pedra, em vasos largos, rasos e bem drenáveis, são ideais para o seu desenvolvimento e apreciação. Devem ser cultivadas sob meia sombra ou luz difusa, preferencialmente em ambientes internos, estufas ou em janelas.



Fonte(s):http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-106712466-sementes-raras-lithops-plantas-pedra-jardim-cactus-mudas-_JM



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: