Sapatinho-de-vênus (Calceolaria x herbeohybrida)

Nome Científico:Calceolaria x herbeohybrida
Nome Popular: Calceolária, sapatinho-de-vênus, chinelinho-de-madame, tamanquinho
Origem:
Chile
Ciclo de Vida:
Perene

Calceolária é o nome popular de um grupo de híbridos, originários do cruzamento entre três diferentes espécies de Calceolaria: C. crenatiflora, C. corymbosa e C. cana, todas originárias do Chile.

É uma florífera perene, cultivada especificamente como planta envasada. Apresenta os caule ramificado, de textura herbácea e pequeno porte, alcançando cerca de 30 cm de altura. Suas folhas são verdes, ovaladas, bastante rugosas, com nervuras bem marcadas e bordos denteados.

As inflorescências são retas e ramificadas, compostas por numerosas flores amarelas, vermelhas ou alaranjadas, além da mistura dessas cores e pontilhados marrons. A flor tem a pétala inferior inflada, semelhante a uma pequena bolsa. Sua florada se estende pelo inverno e primavera. Ideais para decoração de interiores, em vasos e floreiras durante o período de floração.

Ela deve ser cultivada à meia-sombra ou iluminação difusa, em substrato fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica, com adubações regulares e irrigações freqüentes. Dá-se bem em clima ameno, podendo ser usadas em jardins de regiões de clima subtropical e tropica, sendo adequada para a formação de bordaduras e maciços de renovação anual. Em locais de clima temperado, pode ser plantada em estufas, protegida do frio intenso. Multiplica-se por sementes que germinam em 10 dias.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

3 comentários:

Amélia disse...

Sonya,
Boa Tarde.Tenho um muro com manchas de vazamento, do tanque do vizinho e quero plantar uma trapadeira mas não entendo nada de jardinagem. Seguem abaixo umas dúvidas:
Posso plantar em um vaso? Qual seria o tamanho? A trepadeira não pode ser perfumada porque sou alérgica, tenho bronquite. Não pode ser tóxica porque tenho cães, meus tesouros Hórus e Merlin. No local tem sol direto pela manhã até a uma da tarde. Venta bastante. Prefiro uma trepadeira perene porque adoro flor.
Por favor, me ajude!
Agradeço antecipadamente a atenção dispensada.
É a 1ª vez que faço um comentário em um blog, desculpe se fiz algo errado.
Meu e-mail é amelia1822@uol.com.br
Amélia

Nostalgia Pura disse...

Aqui na minha cidade ela é conhecida como Bolsa de Estudante.
Adoro... Linda e mimosa.

Miria disse...

emontOi Sonya,
Adoro esta flor sapatinho.

Beijos de Miria