Arbustos

São plantas que possuem um porte menos que o das árvores, a maioria não ultrapassa os 3 metros de altura. A estrutura lenhosa ou semi-lenhosa, de galhos encorpados e rijos, por vezes é semelhante a das árvores, mas além do porte os arbustos diferenciam-se por apresentarem, muitas vezes vários troncos iguais, sem haver um dominante como nas árvores.

Algumas trepadeiras também são arbustos, seus troncos flexíveis necessitam de um suporte para ganhar altura. São os chamados arbustos escandentes. Na verdade os arbustos podem ter estrutura lenhosa, semi-lenhosa ou herbácea.


Um exemplo de arbusto é o Hibisco rosa-sinensis, o famoso Hibisco ou Papoula, assim chamado popularmente.

É uma planta originária da Ásia tropical e é um arbusto lenhoso que vai de 3 a 5 metros de altura e possui diversos híbridos de flores simples ou dobradas, em cores variadas.

Algumas variedades possuem folhas mescladas. O hibisco rosa-sinensis de cor rosa e flor simples comumente serve de base para os híbridos.

Apesar de o hibisco ser uma planta tropical, a espécie simples tem sido muito usada na arborização de ruas em cidades frias do sul do nosso país: Curitiba, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As espécies híbridas são um pouco mais sensíveis ao frio, mas com certos cuidados não precisamos nos privar de sua beleza tropical, podem ser cultivadas nessas regiões.

A flor é pouco durável, sua vida é de cerca de um a dois dias, mas o arbusto costuma florescer abundantemente. Resiste bem à

podas.

Sua propagação é feita por estaquias de galhos e multiplica-se muito facilmente.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: