O ambiente de desenvolvimento das flores

A água

Se a água usada para regar é a da torneira, o melhor será, encher as garrafas ou baldes usados para a rega algumas horas antes, assim a água perderá uma parte do calcário e do cloro, além de estar na temperatura ambiente.
Se puder recolher água da chuva ou colocá-las na chuva fina, melhor ainda.

Não molhe as flores.

Nunca deve encharcar a terra ou substrato.

* Coloque água de maneira lenta e uniforme, por todo o substrato, até que esta comece a sair pelos drenos ( pequenos orifícios ) do vaso. Se colocar água em excesso, ao escorrer do vaso esta leva muitos nutrientes, "lavando" o substrato;

* É melhor molhar com frequência e pouca água, do que molhar ás vezes com muita água.

Proteger as plantas de interior

Com as janelas quase sempre fechadas e em certas regiões o aquecimento ligado, o inverno pode ser muito rigoroso para as folhas das suas plantas.

Eis duas soluções simples para o problema:
1 - ponha um humidificador próximo das plantas ou ponha o vaso em cima de um tabuleiro com água e cascalho. Deste modo a água evaporará lentamente e penetrará na terra da planta.
2 - Durante o inverno seria útil humidificar (spray) as folhas das plantas pois estas têm tendência para perder água mais facilmente do que o terra.
Insolação

Se seus vasos ficarem no interior da casa, (sala, quarto, corredor etc.) você deve girá-los um pouco na mesma direção todas as semanas, de forma que no final de trinta dias a planta tenha dado uma volta completa.

Assim ela se fortifica e não fica disforme.

O fator vento

O vento é um elemento que pode provocar grandes estragos nas plantas. Poucas suportam o vento.

É necessário estudar as correntes de ar que passam pelos canteiros. Pode-se fazer uma proteção plantando arbustos em volta, por exemplo.

Terra arenosa ou argilosa ?

Uma terra arenosa tem dificuldades para absorver a água e as substâncias nutritivas.

A solução é enriquecê-la com "húmus" e até com "argila".

Se você tiver uma grande área arenosa para plantar, procure usar uma mistura equilibrada com terra preta e adubada, misturando-a com 50% de terra argilosa ou barro.

É preciso estar atento para não impermeabilizar totalmente o seu solo.

Já se for o contrário, um solo muito argiloso, misture areia nele, mas não areia salgada, somente areia de rio.

Acidez ou Alcalinidade ?

É importante conhecer a acidez de seu terreno, não somente para saber que tipo de adubo corretivo usar, mas também para escolher as plantas adequadas.

Analisar o PH do terreno e acompanhar sua evolução através do ano, fazem parte dos cuidados a ter com um jardim. Você pode adquirir um kit em lojas especializadas.

Para equilibrar uma terra com muita acidez temos que adubá-lo com calcário - magnésio.
Mas cuidado é melhor consultar um especialista que conheça o solo de seu jardim.


Fonte(s) : Guia de Flores


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: