O caramujo africano

Além de ocasionar alagamentos, o período chuvoso também ocasiona o aparecimento de bichinhos raramente vistos nas épocas mais secas do ano, como os caramujos africanos, uma espécie que pode transmitir doenças através de bactérias e protozoários, e parece inofensiva à primeira vista.

O caramujo africano é hermafrodita, põe algo entre 200 e 800 ovos por vez e vive até cinco anos solto no ambiente. Quando adulto, chega a medir 17 centímetros, e a pesar aproximadamente 340 gramas.

Não matem os CARAMUJOS pela desidratação com sal
.

A forma mais recomendável de eliminar o caramujo africano é, com as mãos. Protegidas por uma luva de látex, colocar todos num balde e quebrar as cascas, provocando assim sua desidratação. O próximo passo é enterrar, em buraco profundo, o que restou, com um pouco de cal virgem, para evitar a contaminação do lençol freático.

O uso de sal não é recomendável porque, apesar de matar o animal por desidratação, provoca a salinização do solo, deixando-o, dependendo da quantidade de vezes que o sal é utilizado, deixá-lo infértil.
Ao eliminar os moluscos, as pessoas devem observar também a existência de ovos no ambiente. Os ovos são arredondados, de um tamanho perfeitamente visível a olho nu e são alaranjados.




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: