Congea (Congea tomentosa)


Nome Popular: Congéia, Côngea

Ciclo de Vida: Perene

Espécie muito vigorosa, nativa da Malásia, Índia e Sul da Ásia, com ramagem lenhosa, ramificada, densa e folhas tomentosas. As inflorescências, muito decorativas, agrupam-se em ramos desprovidos de folhas, formadas por flores diminutas, brancas, protegidas por brácteas rosa-arroxeadas. Multiplica-se geralmente por alporquia ou ainda por estacas colocadas para enraizamento em ambientes de estufa.

Floresce no fim do inverno e início da primavera. A floração é tão densa e abundante que mal se pode ver a folhagem.

Planta muito requisitada para recobrimento de pérgulas, grades e pórticos, sempre em locais ensolarados, produzindo uma massa volumosa de grande efeito decorativo e muito duradoura.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Para plantio em renques se recomenda a distância mínima de um metro entre as plantas. Trepadeira tipicamente tropical, aprecia o calor e não tolera geadas ou nevascas. Em países de clima temperado deve ser protegida no inverno em estufas.

Multiplica-se por estaquia ou alporquia, após o florescimento, ou por sementes.




Fonte (s): Revista Plantas, Flores e Jardins

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Um comentário:

dollystar disse...

Essa foto que vc postou não é a CONGEA é ABRICO MACACO...linda, maravilhosa e seus frutos gigantescos decorativos embora ao envelhecer se tornem fétidos
abraços e desculpe a correção