Bombax

A família das Malvaceae (Juss.) é constituída de 252 gêneros e há cerca de 2330 espécies espalhadas pelo mundo, com destaque à América do Sul.
Compreende oito espécies de árvores, nativas do sul tropical da Ásia, norte da Austrália e África tropical.

As árvores do gênero Bombax são das árvores maiores que se encontram nas respectivas regiões, alcançando de 30 a 40 metros de altura com troncos de 3 metros de diâmetro.

As folhas são caducas, caindo na época seca, de 30 a 50 cm de diâmetro, palmeadas, com 5 a 9 divisões de folhas mais pequenas .

Produzem flores vermelhas entre Janeiro e Março. Plantam-se em jardins e também são utilizadas na reflorestação da selva.
A flor da paineira vermelha (Bombax malabaricum) é grande e bem vermelha, o fruto é comprido e verde-amarronzado (depois se abre e sai a paina –algodão).

As espécies do gênero Bombax são as plantas das quais se alimentam as larvas de algumas espécies de Lepidoptera. Por exemplo, a espécie Bucculatrix crateracma alimenta-se exclusivamente das folhas de Bombax ceiba.

Sinônimos em portugues: Algodoeiro do mato, Bómbax, Bonga, Borracha, Borracho, Cartageno, Paineira da India, Panha, Panheira, Sumaúma.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: