Cotoneáster-das-pedras - Cotoneaster horizontalis


Nome Científico: Cotoneaster horizontalis

Nome Popular: Cotoneáster-das-pedras

O cotoneáster-das-pedras é uma planta originária da China, arbustiva, lenhosa e perene. Sua forma é bastante irregular, com folhas pequenas, ovaladas, alternas e de cor verde-escura, mas adquirem belos tons alaranjados no outono e inverno.

Sua inflorescência surge na primavera, de cor rosa claro e, apesar de pequenas, são muito abundantes e ornamentais. Atraem todo tipo de polinizadores, de abelhas a borboletas. Seus frutos se formam no verão, mas são duráveis, podendo ficar por todo outono e inverno na planta, a não ser que sejam devorados antes por ávidos passarinhos. Eles são pequenos, vermelhos, brilhantes, e se parecem com maçãs.

No jardim ela é versátil, no cultivo isolado, em maciços e renques, na forma de bordaduras ou cercas-vivas. Por causa do tamanho reduzido de suas folhas, flores e frutos são muito apreciadas na arte do. É apropriado também para o cultivo em vasos, jardins-rochosos e taludes.

Deve ser cultivado sob sol pleno, com um solo fértil, bem drenável, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Tolerante a podas, que devem ser realizadas no inverno com o objetivo de retirar ramos mortos, doentes, ladrões e mal-formados.

Esta planta pode ser podada em formas geométricas para utilização de cercas-vivas. Aprecia o clima ameno. Multiplica-se facilmente por sementes, assim como por estaquia e alporquia.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: