Adenium

Adenium se difere das demais suculentas por não gostar de vasos apertados, então é importante escolher um pote de tamanho adequado.

A melhor escolha é um vaso que não seja muito maior do que o dobro do diâmetro do caudex (base gorda). E a partir daí uma progressão, começando dos 8 cm até o vaso atingir 25 cm de diâmetro.

Quando chegar a este tamanho o ideal é transplantá-lo para um vaso de cerâmica ou terracotta.

Usar vaso plástico ou de barro é uma escolha pessoal, ambos são ótimos. Mas sempre tenha em mente que o vaso de barro perde a umidade muito mais rápido do que o de plástico.

Para os colecionadores, a forma do caudex e suas raízes são tão importantes quanto a floração, vale aqui mencionar que a formação do caudex é controlado, depois de certa maturidade da planta, pela profundidade e largura do vaso.

Se você quer um caudex grande e um sistema de raízes salientes sua escolha deverá ser um vaso raso e largo, tipo bacia/cesta.

Quem for cultivar Adenium somalense ou similar, onde a altura da planta é um dos pontos fortes sua opção deverá ser um vaso fundo e estreito.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Um comentário:

Anônimo disse...

oii amiga,comecei a plantar adenium a dois anos,mas tenho duvidas,vejo algumas mudas pela internet de apenas duas semans,e ja sao bem gordinhas,e as minhas demoram mais a se desenvolver,oque é colocado na terra?algum hormonio??por favor se puder me ajudar.obrigada
meu imail cacau_srso@hotmail.com