Chuva de Ouro Brasileira - Cassia ferruginea


A Chuva-de-Ouro é árvore nativa aqui do Brasil e pertence à família das leguminosas e devemos lembrar que não se trata da Cassia fistula que é exótica.

Esta é a Cassia ferruginea que também recebe os nomes canafístula, canafrista e tapira coiana. Seu porte é grande podendo atingir 8 a 15 metros com copa arredondada. Suas folhas são pinadas com folíolos verde claro e aveludados. Apresenta floração espetacular produzindo grande quantidade de cachos pendentes formados por flores amarelas e muito perfumadas. Estes cachos medem aproximadamente 20 cm de comprimento e o perfume agradável é percebido de longe. Seus frutos são vagens cilíndricas, longas, em cujo interior estão alojadas as sementes distribuídas em compartimentos.
Além
de excelente árvore ornamental sua madeira também tem várias utilidades principalmente para obras internas. Também é usada em reflorestamento de áreas degradadas, apresenta bastante rusticidade e seu crescimento é relativamente rápido.
No paisagismo brasileiro vem sendo usada ainda em pequena escala. Devido ao tamanho e peso de suas vagens deve ser Plantada em parques, bosques e jardins de grandes extensões, preferencialmente afastada de residências e estacionamentos. Também é indicada para plantio em alamedas em entradas de propriedades.
Seu cultivo é bastante fácil podendo ser plantada em covas de 50 cm. de diâmetro por 50 cm. de profundidade juntando 20 litros de esterco de curral mais 300 g. de superfosfato simples. Depois de 3 meses do plantio já pode ser adubada com NPK 10-10-10 na proporção de 50 gramas aplicadas ao longo do diâmetro da cova, repetir a cada 3 meses aumentando a quantidade de adubo de acordo com o desenvolvimento da planta. Depois que a planta atingir 3 a 4 metros não é necessário adubar com tanta freqüência.



Fonte(s) : www.fazendacitra.com.br


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi. Estou bastante interessado em fazer um plantio dessa espécie em meu sítio. Mas não quero que elas atinjam um tamanho muito alto, quero árvores de 5 ou 6 metros com copa mais arredondada. Como faço pra administrar uma poda de formação correta nelas? Vc poderia me dar algumas dicas?? Desde já agradeço pela atenção. ;)

Anônimo disse...

como e quando devo podar esse tipo de arvore?

Sonia Oliveira disse...

Olá, bpa noite

É recomendado que se faça a poda após a floração visando diminuir a brotação de ramos e, conseqüentemente, a intensidade de podas posteriores, entretanto, podas realizadas no final do Inverno e início da Primavera promovem a cicatrização dos ramos de forma mais efetiva.

A poda deve ser feita para adequação e rebaixamento, tomando-se o cuidado de manter o máximo possível o formato original da árvore. Quando é realizada de maneira incorreta, pode causar danos irreparáveis à árvore e afetar definitivamente a sua estética.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços,