Esta planta é anual, e pertence à família dos ranúnculos (Ranunculae). Suas flores têm cores variadas, passando do branco ao rosa, azul ao violeta, mas podem ter dois tons em uma mesma flor, como rosa e branca ou branca e azul, por exemplo. As folhas são bem finas e espalhadas, dando a impressão de formar uma espécie de nuvem arredondada, nuvem da qual parecem surgir as flores. Não é poesia, é uma simples descrição desta plantinha rústica que tenho aqui no meu mini-jardim.
As folhas, falando de uma forma simples, lembram as da erva-doce, e as flores, depois de colhidas duram muitos dias, e mesmo depois de secas demoram a perder o colorido. Ao toque as pétalas das flores lembram papel de seda, mesmo quando frescas.
Cabelo de Vênus é uma planta nativa do sul da Europa, sendo muito conhecida no sul da Espanha, mas também pode ser encontrada raramente no norte da Europa, norte da África e sudoeste da Ásia. Pode ser encontrada em terrenos baldios e nos campos, devido a sua rusticidade e a facilidade de auto semear-se.
Aqui em casa começaram a brotar os pezinhos em março e duraram até junho. Floriram a partir de abril até princípios de junho. Já tenho sementes que serão as plantinhas do ano que vem, e ainda tem algumas em fase de amadurecimento. Mas olhando em páginas na internet que descrevem a planta, o período de vida seria de junho a outubro, passando as sementes por um período de amadurecimento entre julho e outubro.
As flores são hermafroditas e polinizadas por abelhas. Dá-se bem em quase qualquer tipo de solo – apesar de preferirem solos arenosos -, desde que bem drenados, mas necessitam de umidade constante e sol direto para um bom desenvolvimento. A rega deve ser constante mas nunca até encharcar. A planta resiste bem a altas temperaturas, mas não suporta geada, precisando de proteção no inverno.
Chegam a atingir
Assim que as flores morrem, começam a se formar os frutos, grandes e ovalados, com separações em gomos verticais. Eles são quase que totalmente ocos, mantendo a mesma forma e proporção até secarem completamente. Quando secos começam a abrir-se vagarosamente, deixando à mostra as sementes. Para que as sementes não se espalhem para lugares indesejados, estas cápsulas que as contém devem ser colhidas e as sementes retiradas para uma futura semeadura no local desejado.
As sementes são de um bom tamanho, negras, e podem ser usadas como condimento, lembrando o sabor da noz moscada.
Fonte(s): www.imaginacaoativa.wordpress.com
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.
2 comentários:
Adorei suas dicas. Comprei as sementes, porque achei as flores lindas! Vou semeá-las hoje. Voltarei a dar notícias. Fique na Luz Divina!
Adorei suas dicas. Comprei as sementes hoje, porque achei as flores da nigela adoráveis! Voltarei a dar notícias! Fique na Luz Divina!
Postar um comentário