Dicas de como semear orquídeas

As sementes das orquídeas apresentam uma particularidade muito interessante: são minúsculas, muito leves (em forma de pó) e numerosas (cada cápsula contém milhares de sementes) para facilitar a dispersão e, assim, são desprovidas de reservas nutritivas (amido). Para germinarem, portanto, necessitam se associarem (simbiose) a um fungo (micorriza), que lhes provém as reservas nutritivas.

Mas existe um método mais simples de semeadura natural (caseiro). Muito usado por alguns orquidófilos.


É necessário o seguinte material:

Raízes da planta mãe;

Cápsulas da planta mãe;

Um copo de água de coco;

Um pilão;

Uma peneira.


1) Retire da planta mãe (portadora da cápsula de semente) a ponta de algumas raízes (cerca de 5 cm) portadoras do fungo micorriza. Este fungo está presente em quase toda planta que possui sementes;


2) Em um pilão limpo, macere bem as raízes de modo que fiquem bem compactas;


3) Adicione um copo de água de coco às raízes que estão no pilão;


4) Peneire todo conteúdo do pilão em um copo;


5) Abra com cuidado as cápsulas e junte as sementinhas no copo onde estão as raízes com água de coco;

6) Observe que milhares de sementes estão contidos num único copo de água e que nem sempre todas germinarão porque estarão à mercê dos ventos, chuvas, insetos, etc.


Procure um tronco de árvore deitado ou inclinado (árvore viva, não derrubada) para receber as sementes.

Esse método é caseiro, qualquer pessoa pode executá-lo sem nenhum problema. Bastando observar os passos.

É recomendável fazê-lo após o inverno, onde os galhos estão cobertos de limo.

Caso você não tenha um tronco ou galho nestas condições, uma semana antes de fazer a semeadura caseira, cubra este tronco com uma estopa, amarrando-a firmemente com um fio plástico. Molhe diariamente até que fique encorpado.

Naturalmente que nem todas as sementes germinarão por razões citadas acima, mas dentro de poucos meses você verá muitas plânturas nascendo sobre o galho, significando que foi um sucesso sua semeadura.

Desejo muita sorte a àqueles que forem executar!








Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

2 comentários:

Fran disse...

olá tenho várias orquideas em minha casa e começei a polinizalas, e ja possuo varias capsulas com sementes, e graças as suas informações agora sei como semear, entretanto tenho dificuldade em reconhecer as especies por nomes que possuo, vc poderia me ajudar a identificalas ? pois sempre ganho orquideas de tudo quanto é tipo e tenho atualmente 20 plantas diferentes, obrigado
Francisco
se possivel adicione meu e-mail em seus contatos
fran_esd@hotmail.com

MARIA disse...

Boa Noite e estou ilogeada pelo feito com a semeadura q a natureza é sapia muinto bom saper tandas maravilhas sopre a orquidias bjs

OPSERVASãO MEU NOME É MARIA