O espetáculo dos ipês


É impossível passar por eles sem notá-los. Chamam a atenção de longe. O colorido é todo especial. Dependendo da época, é uma cor que expõe sua beleza. Parece uma pintura - embora sua paisagem seja fonte de inspiração para muitos artistas plásticos. Mas as árvores vistas pelas cidades brasileiras são reais. E mesmo que estejam numa vegetação distante, pesada e sem cor, os ipês convidam para a contemplação. Nesta época do ano, o espetáculo fica por conta das flores amarelas.

Os ipês garantem um colorido à estação que muitos consideram triste. O inverno brasileiro é privilegiado. Afinal, é cheio de vida e alegria. Basta observar o florido. Na Europa, não. O frio é anunciado pela coloração amarela e queda das folhas. Quando isso ocorre é sinal da chegada do inverno. No Brasil, a divisão de tempo é observada pelas flores.

Os ipês são árvores ornamentais, quando apresentam suas flores, é um encantamento só.

Altura
A florada do ipê roxo de bola ficou para trás. Agora é a época do amarelo cascudo. Depois vêm outras cores - branco, por exemplo. Como o outono apresentou temperaturas mais altas, a florada foi antecipada. Pelo menos neste ano. Se para o homem a estiagem é algo prejudicial, para os ipês, não. A falta de água melhora o florescimento. Os ipês perdem as folhas para que possam florescer.

O ipê, além de chamar a atenção pela sua beleza, pode ser plantado em vias públicas. É que ele não provoca rachaduras nas calçadas, embora tenha um porte grande. O roxo varia de oito a doze metros de altura e o amarelo, de quatro a dez metros. Mas nem os ipês menores - aqueles que ainda não se desenvolveram por completo - deixam de dar um toque bonito ao inverno.




Fonte(s) : Guia Plantebem


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

2 comentários:

Unknown disse...

é um espetáculo mesmo!! eu tenho um em meu jardim,mas ele está doente com pragas e eu não encontrei nenhuma site com ajuda apesar das buscas por favor ajudem-me ou ele vai morrer! meu site; margaretclopes@gmail.com obrigada.

Anônimo disse...

eu também tenho 3 ipês e de repente as folhas amarelaram, as bordas queimaram-se e um vizinho disse que era fungo...apliquei pequena dose de fungicida, mas acabei podando seus galhos...estou morrendo de medo que não sobrevivam!!!!Se alguém tiver uma dica, me ajude!!!Grata, Karina