Waratah (Telopea speciosissima)

Nome Científico: Telopea speciosissima
Família: Proteaceae
Origem: Austrália

A Telópea speciosissima é uma planta exótica nativa da região de Nova Gales do Sul, Austrália.
É uma planta arbustiva que chega a alcançar de 3 a 4 m de altura.
Ocorre naturalmente nas florestas com solo arenoso Sua exploração comercial como flor de corte levou à waratah ser declarado uma espécie protegida.

Possui lignotúber, uma estrutura de reserva e brotação localizada no colo da planta, subterrâneo, que permite seu rebrote após um incêndio florestal, comum em seu habitat. Seu caule é pouco ramificado, podendo apresentar uma haste única ou mais ramos, também pouco ramificados. As folhas são elípticas a espatuladas, verde-escuras, coriáceas, rígidas, alternadas, com a nervura central bem marcada e margens denteadas.

As inflorescências da telópea surgem na Primavera, com numerosas flores vermelhas, coroado por brácteas também vermelhas. Atualmente, há diferentes cultivares de telópeas, mais adaptadas ao clima frio, à sombra, com florescimento mais precoce ou com flores amarelas, champagne, róseas ou brancas, entre outras características.

São plantas cultivadas em jardim, mas podem ser plantadas em vasos, em áreas iluminadas de residências, em varandas ou apartamentos, e se manter com no máximo 1,50 m de altura.

Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo profundo, arenoso, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Apesar de tolerar a sombra das árvores, ela floresce melhor sob sol pleno. Planta suscetível a pragas e doenças. Podas drásticas nesta espécie, ajudam a controlar pragas e doenças e provocam renovação da folhagem e florescimento. Aplicar apenas fertilizantes de liberação lenta. Planta originária de clima subtropical, não tolera frio intenso ou ventos fortes.

Multiplica-se por sementes, mas mais comumente por estaquia, para manter as características da cultivar mãe.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

2 comentários:

bruno sadowysk disse...

em que tipo de terra devo planta?

Sonia Oliveira disse...

Olá Bruno, boa noite!

Deve plantada em solo arenoso, enriquecido com matéria orgânica, em covas bem profundas e irrigado a intervalos regulares. É cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, apesar de tolerar a sombra das árvores, mas ela floresce melhor sob sol pleno.
É uma planta suscetível a pragas e doenças, mas as podas drásticas nesta espécie, ajudam a controlar pragas e doenças e provocam renovação da folhagem e florescimento.
Aplique apenas fertilizantes de liberação lenta. Sendo uma planta originária de clima subtropical, não tolera frio intenso ou ventos fortes.

Abraços.