Conceitos úteis aos amantes de orquídeas.

Para nós, que gostamos de orquídeas e estamos começando a cultivá-las, as vezes nos deparamos com algumas palavras que nos deixam em dúvidas, muitas das vezes não sabemos o signignificado delas, por isso coloquei aqui nesse blog de uma forma simples e resumida, vários conceitos para àqueles que gostam de cultivar essas flores exuberantes e exóticas.


Abaxial - do lado oposto. Nas plantas é normalmente usado para descrever o lado posterior das folhas (parte de baixo).

Abcisão - corte em alguma parte da planta, mais utilizado (abcisão das folhas) para a descrição da queda espontânea das folhas por quebra natural de uma parte das mesmas.

Abortivo - termo utilizado para definir o desenvolvimento de um orgão ou planta como rudimentar ou defeituoso em relação a outro(a).

Acaule - sem caule.

Alba - (palavra derivada do latim albus, que significa branco). Designação atribuída às orquídeas que não possuem qualquer tipo de pigmentação nas suas flores (as diferenças são majoritariamente fenotípicas).

Bráctea - Folha modificada, em que uma das suas principais funções é a proteção. Nas orquídeas, as brácteas envolvem e protegem os novos rebentos e as flores em desenvolvimento.

Cápsula - É o fruto das orquídeas e surge depois de haver fecundação. Contem milhares a milhões de sementes.

Clone - planta produzida por propagação assexuada, com patrimônio genético idêntico à planta mãe. No contexto da orquidofilia é geralmente aplicado a um indivíduo selecionado, que é propagado por meristemagem, pelas suas qualidades.

Coluna - É o principal órgão da flor de uma orquídea, com finalidades reprodutoras. Resultante de redução, concrescimento e adnação dos estames e pistilos.

Decíduo – Termo utilizado para designar a perda (parcial ou total) de folhas de uma orquídea durante o seu período de repouso.

Dormência – Período durante o qual o crescimento cessa. Durante esta fase as orquídeas necessitam menos água, até resumirem o seu crescimento na época favorável seguinte.

Epífita - Planta que vive sobre outra, utilizando-a primariamente como suporte, sem a parasitar.

Equitante – Termo que designa as folhas cujo limbo está dobrado sobre a nervura central, sobrepondo-se esta à folha anterior, igualmente dobrada, sendo o aspecto vegetativo similar a um “leque” (plano único) (Ex: Tolumnia, Ornithocephalus)

Gênero – Grupo de plantas agregadas pela classificação taxonômica, devido à presença de características similares e comuns herdadas de um ancestral. Existem cerca de 860 gêneros naturais de orquídeas e cerca de 500 artificiais (resultantes de hibridação).

Haste – Termo popular, que designa a estrutura da inflorescência, quer seja ela solitária, um cacho ou uma panícula.

Híbrido - Planta resultante de um cruzamento entre duas espécies ou híbridos distintos.

Híbrido intergenérico - Planta resultante do cruzamento entre orquídeas pertencentes a gêneros distintos.

Híbrido intragenérico - Planta resultante do cruzamento entre orquídeas de espécies diferentes, dentro do mesmo gênero.

Híbrido complexo - Planta resultante de múltiplos cruzamentos que podem ser intergenéricos e/ou intragenéricos.

Keiki - Palavra Havaiana, que significa bebê. Em orquidologia, é relativo aos rebentos (não basais) produzidos por reprodução assexuada.

Labelo – Pétala modificada da flor das orquídeas (geralmente a mais conspícua), com funções como a atração e facilitar a aterragem do polinizador, entre outras. Muitas vezes também intervém na polinização.

Meristema – Conjunto de células que originam por diferenciação, todos os órgãos de uma planta, quer sejam eles raízes, caules, gavinhas, folhas, flores, frutos ou sementes e todos os diferentes tecidos que constituem estes órgãos

Monopodial – Planta que apresenta um tipo de desenvolvimento, no qual o meristema apical possui crescimento ilimitado, sendo as flores originadas a partir de meristemas secundários laterais.

Sépala – Estrutura que entra na composição do primeiro verticilo da flor das orquídeas. Existem sempre 3 sépalas, no caso de haver fusão, a sépala maior é designada sinsépala, como no caso dos pafiopédilos.

Simpodial – Designação atribuída às plantas cujos meristemas principais possuem crescimento limitado, sendo que o desenvolvimento é novamente retomado por meristemas secundários.

Ressupinada – Nas orquídeas, as flores que apresentam o labelo orientado para baixo designam-se ressupinadas. Durante o seu desenvolvimento, sofreram uma torção de 180º ao nível do pedicelo. Geralmente as orquídeas cujo labelo está orientado para cima não são ressupinadas.

Rupícola – Planta que vive sobre rochas.

Pelórica – Termo atribuído às orquídeas cujas pétalas laterais apresentam a mesma coloração, padrão e/ou aparência do labelo.

Velame – Tecido esponjoso, constituído por células mortas e cheias de ar, que cobre as raízes de muitas plantas epífitas. Tem como função a absorção de água e impedir a desicacção da raíz, por evaporação, como tal pode ser constituído por várias camadas de células.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: