Argyreia nervosa (Trepadeira Elefante, Hawaiian Baby Woodrose)





Conhecida como: Hawaiian baby woodrose, Cordão de seda, Trepadeira elefante, Morning Glory prateada, Woolly Morning Glory. Nativa da Índia oriental e Bangladesh, também se encontra presente nas ilhas pacificas da Polinésia Francesa, Hawaii e Tonga. Cresce apoiada em outras árvores ou suportes e pode chegar a medir 9 m ou mais. As folhas têm forma de coração e geralmente medem de 15 a 25 cm de comprimento e 13 a 20 cm de largura. Sépalas medindo 1,3 a 1,5 cm. As flores tem forma de trompete, medindo 5 a 7,5 cm de comprimento e saem das axiais das folhas. Os frutos são lenhosos e medem 1 a 2 cm de diâmetro. Os frutos secos são muito usados como artigos decorativos, são chamados de rosa de madeira (wood rose) porque as sépalas que ficam em volta dos frutos também são lenhosas, gerando um aspecto de uma flor de madeira.

Muito utilizada como divisas de jardim e cerca-viva, modelagem, dentre outros.


Características da planta.
Solo: Rico em matéria orgânica
Clima: Sub-tropical e tropical
Luz: Plena luz
Origem: Índia

Cultivo
Deve-se fazer um pequeno furo ou corte no lado oposto ao olho da semente e deixá-la mergulhada em água por cerca de 12 horas para quebrar a dormência, até que elas inchem um bocado, após isso se deve enterrar a semente cerca de 0,5 cm no solo. O Solo deve ter boa drenagem. É uma planta que gosta de sol e água em abundância. Tem um sistema radicular (raízes) muito grande e forte, por isso não se desenvolve bem em vasos, necessitando estar plantada direto no chão para que tenha um bom crescimento. Podem-se retirar mudas por cortes de plantas adultas.



Fonte(s) : Enciclopédia Flores Exóticas


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Alguma dúvida? deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Um comentário:

Unknown disse...

olá sonya
gostaria de saber de qual a época lunar ideal para se podar as trepadeiras elefantes para uma rápida floração e frutificação? visto que estamos em plena primavera e elas foram plantadas no outono...
desde já obrigado