O Sexo das Plantas

http://www.orchids.it/img_up/vanda_amesiana.jpg

Cientistas estão comprovando que assim como diversas espécies de animais, as plantas também sabem demonstrar suas preferências na hora de escolher um parceiro para a reprodução. Geneticistas da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, descobriram que as flores simplesmente “agarram seus escolhidos”.

Isto tudo acontece nos estigmas — que são a entrada do órgão sexual feminino das flores. Eles conseguem identificar, entre a chuva de pólen que os insetos polinizadores e os ventos derrubam sobre ele, e os grãos que pertencem à sua espécie. Estes são agarrados com todas as forças, enquanto os grãos de outros vegetais, depositados ali por acidente, ficam tão soltos que acabam caindo. Os cientistas não sabem ainda como as flores dão um abraço tão firme. Mesmo olhando pelo microscópio eletrônico, não dá para ver nenhuma ranhura que facilite o encaixe entre estigma e pólen. Mas, segundo geneticistas, a pesquisa deve ajudar a criar plantas híbridas com maior facilidade.

Há ainda uma espécie oriental de orquídea – a Holcoglossum amesianum – que consegue fertilizar a si própria, a planta não depende de insetos ou de vento para a polinização, desenvolve a parte masculina de sua flor para se encaixar na feminina. Cientistas chineses afirmam que a planta é capaz de se fertilizar sem uso de fluidos viscosos, como ocorre em outras plantas auto-polinizadoras. Trata-se de um método de inseminação até agora desconhecido. Foram analisados mais de 1.900 exemplares da espécie, que floresce na primavera em troncos de árvores da província de Yunnan. A orquídea não possui perfume nem néctar, porque a polinização não ocorre entre indivíduos diferentes.



Fonte(s) : www.estadao.com.br



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Alguma dúvida? deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: