Compostagem: O Local Ideal

O local ideal para fazer compostagem é na penumbra, estar protegida pelo vento e ter espaço para a recolha, separação, trituração e compostagem. É importante que haja uma torneira e corrente elétrica próximo, para poder usar aparelhos de jardinagem elétricos e que esteja próxima da casa/quintal onde provém a maior parte do material. Deve haver espaço suficiente para 2 ou 3 silos. Assim como um:

  • - Contentor para recolha de resíduos orgânicos
  • - Silo para compostagem em processo de decomposição
  • - Contentor para a compostagem já preparada

É necessário realizar uma mistura de material triturado numa quantidade suficiente (aprox.1 m3) para que se possa alcançar temperaturas elevadas. Produz-se um rápido aquecimento, a partir dos 40º C os fungos desenvolvem-se com o calor e as bactérias formam esporos que começam a decompor a celulose, a temperatura sobe até aos 65-70ºC. A fase de aquecimento destrói as sementes das ervas daninhas e os organismos nocivos.

Composteiras

Vantagens: podem ser facilmente alargados, sem investimento, ideal para grandes quantidades

Desvantagens: requerem muito espaço, largura de 1 a 2m, comprimento conforme o necessário.

Nota: cobrir com plástico perfurado ou não-tecido de compostagem, para que a entrada de umidade e de ar fique regulada.

Silos de barras ou traves de madeira tratada, de betão ou de metal, de construção em bloco

Vantagens: requerem pouco espaço, baixo arrefecimento graças à construção fechada com tampa. Possibilidade de retirar composto através de aberturas perto do solo. O jardim apresenta-se arrumado.

Desvantagens: a superfície ao ar livre não é tão grande como a do silo de grade, mas continua a haver o perigo do composto secar, caso a distância entre as traves seja muito grande. Consoante o modelo, só é possível retirar composto maduro das camadas inferiores retirando totalmente as traves.

Silos de Rede

Vantagens requerem pouco espaço, aquisição pouco dispendiosa, é possível montá-los sozinho.

Desvantagens: grande superfície aberta, com tendência a secar. Isto interrompe o processo de apodrecimento. Só é possível retirar composto maduro das camadas inferiores retirando totalmente a grelha.

Nota: É adequado como silo de recolha, desde que esteja bem tapado, para que os detritos não apanhem chuva. Comparados com a compostagem em meda (em composteira), os silos nem sempre aceleram o tempo de apodrecimento.

Silos de Fabrico Industrial

Vantagens: requerem pouco espaço, baixo arrefecimento graças à construção fechada com tampa. Possibilidade de retirar composto através de aberturas perto do solo. O jardim apresenta-se arrumado.

Desvantagens:: Elevado custo de aquisição; nos modelos fechados, o processo de compostagem requer mais atenção. É necessário que haja arejamento e umidade equilibrada.





Fonte(s) : Guia Fazendo Compostagem

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: