Como cultivar um herbário

Herbário

O odor das ervas pairando no ar num dia ensolarado pode tornar seu quintal especial. Mesmo que não tenha espaço para uma horta completa, você pode plantar algumas ervas aqui e ali para adicionar frescor e sabor à comida. Algumas ervas funcionam como controladores naturais de insetos e muitas têm propriedades medicinais.

Escolha o lugar certo

Se você gosta de usar ervas na comida, separe uma área perto da cozinha. Se quer apenas usufruir da beleza e do aroma das ervas, considere estas opções.

* Plante ervas ao acaso no jardim, em qualquer lugar ensolarado, ou crie um espaço só para elas. Se cultivá-las em canteiros, organize-as em fileiras, com tijolos ou caminhos de pedra entre os canteiros, ou em um desenho geométrico.

Dica

A chave para o sucesso no cultivo de ervas é plantá-las em local ensolarado e com boa drenagem.

* Algumas variedades que adoram calor, como o tomilho, vicejam em montes de pedras. E também podem ser cultivadas nas bordas dos canteiros ou caminhos, ou em vasos. Salsa, por exemplo, fica ótima assim.

* Para atrair abelhas e outros insetos benéficos, plante ervas como alecrim, lavanda, coentro e endro.

Cultive em vasos

* Se o espaço é limitado, plante ervas em vasos. Você pode usar também gamelas, barris e jardineiras. Use vasos suspensos para ervas rastejantes, como o tomilho, a hortelã e o orégano.

* Use um vaso especial com aberturas laterais para cultivar ervas. Ponha variedades que crescem pouco, como o tomilho, nos lados dos vasos, e as ervas mais altas, como a cebolinha, no topo.

* Use recipientes para plantar hortelã e outras ervas invasivas. Gamelas ou tambores de máquina de lavar são ideais.


Dicas para ter ervas saudáveis

* Proteja as ervas anuais do forte calor do verão cobrindo-as com uma tela ou pulverizando as folhas.

* Evite o florescimento precoce - quando a planta floresce e semeia antes da hora, perdendo o sabor e tornando-se amarga - selecionando variedades resistentes a esse problema ou de florescimento lento.

* Cultive ervas na época certa do ano, porque temperaturas extremas podem estimular o florescimento precoce. Coentro, por exemplo, é mais bem cultivado nos meses frios, quando se desenvolve mais lentamente.

* Coloque as sementes do endro diretamente na terra. Desbaste as mudas e faça a colheita regularmente, pois plantas em excesso podem ter florescimento precoce.

* Remova pragas com a mão e sempre lave bem as ervas antes de usá-las, caso sobre alguma.

* Como último recurso, use óleo ou sabão em spray para se livrar das pragas. Ou experimente o dipel (Baccillus thuringiensis), uma bactéria que atua sobre as lagartas mas é inofensiva aos outros insetos.

* Apare a parte afetada, aplique fertilizante líquido e regue para estimular o crescimento das partes novas, sem danos.




Fonte(s) : Salve o Meio Ambiente, de Seleções do Reader´s Digest


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Alguma dúvida? deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: