O eterno charme das Trepadeiras

http://ipt.olhares.com/data/big/82/820478.jpg

Elas são insuperáveis no paisagismo. A florada de uma trepadeira é sempre uma ótima maneira de sofisticar o jardim.

Verdadeiros clássicos na jardinagem, as trepadeiras são presença obrigatória quando a proposta é trazer cores e atrair pássaros nos jardins. E as opções são muitas. Basta uma visitinha a um viveiro ou garden center para se encantar com a variedade de espécies.

As trepadeiras são plantas semi-lenhosas, com ramos reclinados, de florescimento abundante e vistoso. As folhas são de várias formas. Flores com grande variedade cores, rosas, vinhos, lilás, amarelas, brancas, roxas, azuladas.
Cultivadas a pleno sol ou meia sombra, necessitam de algum tipo de suporte para direcionar o crescimento, devem
ser amarradas ao suporte, utilize fios elétricos revestidos de plástico ou braçadeiras plásticas, tomando sempre o cuidado de não apertar demais a planta ao suporte.
Plantar em terra de boa qualidade, irrigar periodicamente.
Evitar a poda no início da floração, e quando for necessário cortar com delicadeza para não prejudicar a planta.

Ao plantar a sua trepadeira, faça covas obedecendo mais ou menos ao seguinte critério:

  1. Para as plantas sarmentosas e volúveis, o tamanho ideal é de 30 x 30 x 30 centímetros.
  2. Para os cipós e arbustos escandentes, as covas devem ser maiores, medindo aproximadamente 50 x 50 x 50. Considere, ainda que uma das regras mais praticas para o cultivo de trepadeiras, é aquela que diz "umidade nas raízes e sol na copa", além do fato de necessitarem sempre de um tutor.

É necessário inspecionar periodicamente o desenvolvimento das trepadeiras, sobretudo para instalar novos atilhos, soltar ou afrouxar atilhos antigos e para podar brotos ladrões ou aqueles que, se crescerem, darão à planta uma formação diferente da desejada.

As trepadeiras requerem podas constantes, para que se consiga dar a elas o formato desejado. Faça isso com tesoura bem afiada, de modo a não ferir os tecidos da planta.




Fonte(s) : Guia Plantebem


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Alguma dúvida? deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

2 comentários:

Anônimo disse...

como eu faço uma muda dessa trepadeira que muitos chamam de "papel seco" essa aí da foto que dá flor roxa, laranja , branca etc. já tentei fazer a muda de galha mas nunca pega, tem algum segredo? envie resposta para meu e-mail. toddyhassman@hotmail.com
obrigado.

Gisa Maria disse...

Amo seu blog, sigo seus conselhos e a taxa de mortalidade das minhas plantas diminuiu significativamente. Gratapelas dicas.