Joaninhas - Predadores vorazes

As joaninhas (Cycloneda sanguinea) são insetos pequenos e coloridos, da Ordem Coleoptera, assim como os besouros. São consideradas símbolos de boa sorte, o que não deixa de ser verdade, visto que são predadores de muitas pragas, como pulgões e cochonilhas. Por este motivo são usadas para realizar o controle biológico de pragas em diversas culturas atacadas por estes insetos. Esta estratégia é interessante pois evita o uso de inseticidas químicos que podem ser nocivos ao ambiente e ao homem. Uma joaninha pode chegar a comer 50 pulgões por dia.

Os afídeos mais conhecidos como pulgões, são insetos pertencentes à Ordem Hemyptera, possuem aparelho bucal sugador, que usam para perfurar os vasos condutores, sugando a seiva das plantas. Apresentam-se sob a forma de pequenos insetos, geralmente aderidos às partes jovens das plantas, em cores que variam conforme a espécie, entre o marrom, o verde, o amarelo, o vermelho, o cinza e o preto. Os principais sintomas são: descoloração, amarelamento, enrolamento, e enrugamento das folhas, subdesenvolvimento de flores, frutos e de toda a planta.

As cochonilhas pertencentes a Ordem Homoptera, podem apresentar-se sob formas que nem lembram insetos. Apenas percebe-se pequenas casquinhas aderidas e imóveis a muito tempo, tentando disfarçar a sua presença. Existem diversas famílias de cochonilhas, desta formas elas se apresentam sob diversas formas e cores. Algumas possuem o corpo mole coberto por cera ou uma substancia parecida com algodão. Outras possuem uma carapaça dura e arredondada, ou ainda com formato de vírgula. As cochonilhas expelem uma substancia açucarada, muito apreciada pelas formigas, o que pode tornar-se mais um problema para as plantas atacadas. Sobre esta substancia açucarada cresce um fungo negro, conhecido como fumagina, que pode ser espalhado por toda a planta pela ação das formigas.

O uso de inseticidas químicos mata não somente os insetos nocivos, como também insetos como a joaninha que são necessários para o equilíbrio biológico do seu jardim. Sempre que possível devemos optar por formas alternativas de combate a essas pragas, como o uso de água e sabão no combate a pulgões e cochonilhas.



Fonte(s) : Enciclopédia Controle de Pragas em Jardins


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Alguma dúvida? deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: